Topo

Além de Sasha, mais famosos já se envolveram em polêmicas com criptos

Ronaldinho Gaúcho, Kim Kardashian e outros famosos que se envolveram em polêmicas - Reprodução/Instagram
Ronaldinho Gaúcho, Kim Kardashian e outros famosos que se envolveram em polêmicas Imagem: Reprodução/Instagram

Larissa Couto

Colaboração para Splash, em São Paulo

01/07/2022 04h00

Sasha Meneghel, 23, e o marido, João Figueiredo, 22, caíram em um golpe envolvendo criptomoedas após conhecerem Francisley Valdevino da Silva, o "sheik" das criptomoedas e tiveram um prejuízo de R$ 1,2 milhão, segundo informações do jornal O Globo.

O casal, que conheceu o "sheik" em um culto da igreja evangélica, entrou com um processo contra Francisley por dano moral e material alegando fraude. Sasha e João não foram os únicos a terem seus nomes envolvidos em esquemas suspeitos envolvendo criptomoedas.

Famosos como Ronaldinho Gaúcho, Kim Kardashian, o boxeador Floyd Mayweather e mais, também já se envolveram em polêmicas com criptomoedas.

Ronaldinho Gaúcho

Ronaldinho Gaúcho foi garoto-propaganda Atari Token em junho de 2021 - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Ronaldinho Gaúcho foi garoto-propaganda Atari Token em junho de 2021
Imagem: Reprodução/Twitter

O ex-jogador da Seleção Brasileira e do Barcelona Ronaldinho Gaúcho foi garoto-propaganda de duas empresas de criptomoedas.

Em 2018, o atleta apostou em sua própria criptomoeda, em parceria com a chinesa World Soccer Coin, a Ronaldinho Soccer Coin.

A mais recente foi da criptomoeda Atari Token, que após o lançamento da parceria em junho do ano passado, a criptomoeda perdeu 40% de seu valor de mercado.

Conforme o Extra, ambas as empresas são suspeitas de operarem em esquema de pirâmide com Bitcoin.

Kim Kardashian e Floyd Mayweather

Kim Kardashian e Floyd Mayweather foram processados após se envolverem em esquema de criptomoedas  - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Kim Kardashian e Floyd Mayweather foram processados após se envolverem em esquema de criptomoedas
Imagem: Reprodução/Instagram

Kim Kardashian e a lenda do boxe Floyd Mayweather Jr. estão enfrentando um processo que alega que as celebridades enganaram investidores ao promoverem um token.

O processo, aberto em 7 de janeiro deste ano no tribunal federal de Los Angeles, afirma que as celebridades divulgaram tokens vendidos pela empresa EthereumMax, ou EMAX, para impulsionar seu preço e obter lucro "às custas de seus seguidores e investidores".

"Os executivos da empresa, colaborando com vários promotores de celebridades... fizeram declarações falsas ou enganosas sobre o EthereumMax por meio de anúncios de rede social e outras atividades promocionais", afirmou o processo.

De acordo com o processo, Kardashian promoveu o EthereumMax em uma publicação de junho de 2021 no Instagram, quando tinha 250 milhões de seguidores.

Mayweather promoveu o EthereumMax em seus calções de boxe durante uma luta amplamente vista com a estrela do YouTube Logan Paul, em junho, entre outras vezes.

Rapper Clifford Harris, conhecido como T.I.

Rapper T.I. foi acusado de violar leis de segurança dos Estados Unidos ao vender investimentos considerados fraudulentos em criptomoedas. - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Rapper T.I. foi acusado de violar leis de segurança dos Estados Unidos ao vender investimentos considerados fraudulentos em criptomoedas.
Imagem: Reprodução/Instagram

O rapper Clifford Harris, conhecido como T.I, vencedor do Emmy, concordou em pagar 75.000 dólares para um órgão regulador dos EUA, após acusações de que teria violado leis de segurança ao vender investimentos fraudulentos em criptomoedas.

A Securities and Exchange Commission (SEC) disse que havia denunciado o rapper e ator de Atlanta, ao lado de quatro associados, incluindo o produtor cinematográfico Ryan Felton, que, segundo o órgão, controla as empresas FLIK e CoinSpark que conduziram as propostas iniciais das moedas que T.I. promoveu.

T.I. não admitiu e nem negou as descobertas da SEC, segundo o órgão. Seu advogado Henry E. Mazurek afirmou que T.I. se arrependeu de ter se envolvido com Felton, quem T.I. acreditava ser um empresário local tentando facilitar a entrada de novos artistas na indústria da música.

Outros famosos, como, por exemplo, o goleiro Bruno e o ator Luciano Szafir, apareceram como garotos-propaganda para promover criptomoedas da empresa IQ Option, mas acabaram saindo do esquema.

O pai de Sasha, inclusive, foi questionado por seguidores, pediu desculpas pela propaganda e solicitou que o material fosse retirado de suas redes sociais.