Topo

EUA: Atriz de '3 é demais' denuncia ação policial em protesto sobre aborto

Atriz é empurrada durante protesto nos EUA - Reprodução/Twitter
Atriz é empurrada durante protesto nos EUA Imagem: Reprodução/Twitter

De Splash, em São Paulo

26/06/2022 19h01Atualizada em 26/06/2022 19h07

A atriz Jodie Sweetin, conhecida por interpretar Stephanie Tanner na série "Três é demais", foi empurrada pela polícia durante um protesto pelo direito ao aborto em Los Angeles, nos Estados Unidos. Em imagens que circulam as redes sociais, é possível observar que a atriz é jogada no chão de concreto por agentes.

Segundo o site de notícias norte-americano TMZ, a polícia começou a bloquear o caminho e Jodie acabou perto das autoridades. Ela foi empurrada de volta para a multidão e acabou caindo no chão. Ainda, de acordo com a publicação, ela estaria tentando levar o grupo para longe da rodovia.

A atriz afirmou que está bem após o incidente e que está feliz com o protesto.

"Estou extremamente orgulhosa das centenas de pessoas que apareceram ontem para exercer seus direitos da Primeira Emenda e tomar medidas imediatas para protestar pacificamente contra as gigantescas injustiças que foram entregues pela nossa Suprema Corte. Nosso ativismo continuará até que nossas vozes sejam ouvidas e uma ação seja tomada. Isso não nos deterá, continuaremos lutando por nossos direitos. Não somos livres até que todas sejamos livres", disse ao site.

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, na manhã de sexta-feira (24), derrubar o direito constitucional ao aborto legal, em vigor no país desde 1973. A decisão vai resultar na proibição do serviço de interrupção da gravidez em quase metade dos estados americanos.

A decisão foi criticada pelos famosos ao redor do mundo. Na tarde de hoje, a cantora Madonna fez um apelo para as mulheres irem à luta.

"A legislação decidiu que não temos mais direitos como mulheres sobre nossos corpos. Essa decisão mergulhou a mim e a todas as outras mulheres deste país em profundo desespero. Agora, a Suprema Corte decidiu que os direitos das mulheres não são mais direitos constitucionais. Na verdade, temos menos direitos do que uma arma", escreveu ela.

Encontraremos uma maneira de torná-la uma lei federal para proteger os direitos ao aborto! Senhoras, vocês estão prontas para lutar?
Madonna

Durante o Festival Glastonbury, no Reino Unido, Olivia Rodrigo convidou Lilly Allen para cantarem "F*ck you" (em português, "F*da-se") e dedicou a música aos magistrados da instância máxima da Justiça norte-americana. Antes de cantar, ela disse que estava "devastada e apavorada" com os impactos que a resolução terá para as mulheres.

Além delas, o vocalista da banda Green Day, Billie Joe Armstrong, xingou os Estados Unidos e disse que está "renunciando à sua cidadania" por causa da revogação dos direitos ao aborto no país.