Topo

Talitha Morete lamenta racismo e Manoel comenta: 'Que seja pedagógico'

Talitha Morete pede desculpas após acusação de racismo - Divulgação/Instagram
Talitha Morete pede desculpas após acusação de racismo Imagem: Divulgação/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

14/06/2022 16h49

A apresentadora Talitha Morete deu o que falar após a exibição do programa "É de Casa" do último sábado (11). Tudo começou quando a convidada Dona Silene preparou uma receita de cocada. Assim que a sobremesa ficou pronta, Talitha indicou que Silene servisse os doces aos apresentadores.

"Silene, a dona da cocada, vai fazer as honras da casa, vai servir todo mundo, Silene", disse a loira.

Dona Silene, uma mulher negra, pegou a bandeja para servir os integrantes do programa. Ao se deparar com a situação, Manoel Soares, apresentador do "É de Casa" que também é negro, se levantou, retirou as cocadas da mão da convidada e disse: "Vamos fazer o seguinte: eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém."

A cena repercutiu nas redes sociais nos últimos dias, com internautas apontando para um explícito caso de racismo. Nesta terça-feira (14), em um post compartilhado na sua conta oficial do Instagram, Talitha pediu desculpas à Dona Silene e aos telespectadores.

"Antes de vir aqui, a primeira coisa que fez foi falar com a Dona Silene e pedir desculpas para ela. Eu também preciso me desculpar com todas as pessoas, com o meu público, pela minha fala. Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar. Desde sábado, eu tenho refletido sobre o ocorrido", começou ela na publicação.

E continuou: "Eu tenho refletido sobre o lugar que ocupei nesse contexto. Como ser humano, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso que posso e devo fazer. Aproveito para agradecer ao meu colega Manoel Soares pela sensibilidade e o cuidado com a Dona Silene. É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos. Muito obrigada. Talitha Morete."

Manoel Soares responde

Soares, único negro entre os apresentadores do matinal, fez questão de responder a colega e ressaltou que o ''importante é Dona Silene estar bem diante de toda essa repercussão.''

Além disso, o jornalista afirmou que Talitha deve internalizar o ocorrido e garantir que a situação não se repita com ela ou perto dela. "Inúmeras vezes você e as outras colegas de apresentação me ajudaram a mapear e reduzir meu machismo estrutural, sou grato por isso, assim como deve existir em você agora uma gratidão por essas pessoas que muitas vezes de forma ácida apontam o rumo certo de comportamento racial."

Manoel admitiu que muitas vezes a internet pode ser agressiva, mas os debates levantados são legítimos. "Meu desejo é que o resultado desse episódio seja pedagógico e construtivo não só para você, mas para o Brasil. Você é minha amiga e vamos estar juntos nas telas da vida buscando sempre nossa evolução diária como pessoas e comunicadores. Beijo no coração", finalizou.