Topo

De cosplay a folga no trabalho: fãs celebram o dia de 'Star Wars' em SP

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

04/05/2022 23h08

O dia 4 de maio pode parecer apenas mais uma data comum, mas para os fãs de "Star Wars" ele se tornou uma celebração. Em referência à sonoridade em inglês da expressão "May the force be with you" ("Que a força esteja com você", em português), o quarto dia do mês de maio é a desculpa perfeita para os fãs da saga, que se reúnem e celebram o amor pelo universo criado por George Lucas em 1977 com o lançamento de "Uma Nova Esperança".

Este ano, em São Paulo, a festividade aconteceu no Sampa Sky, no centro da capital paulista, onde os fanáticos pela saga puderam ficar um pouco mais perto das estrelas e posaram para fotos em mirantes de vidro a 150 metros de altura. Em plena quarta-feira, o local turístico se tornou um pequeno centro de convenções e juntou os mais diferentes tipos de fãs de "Star Wars", daqueles que fazem de tudo pela franquia, desde tatuagens a faltas no trabalho.

O local foi tomado por pessoas vestidas como os personagens - os famosos cosplay - que, entre uma oficina e outra da Academia Jedi, posavam para as fotos com os fãs e nos mirantes do espaço. Organizado pelo Sampa Sky em parceria com o Conselho Jedi de SP (um dos maiores fã-clubes do Brasil), com a Disney e a Hasbro, o evento contou com imagens dos personagens se confundiam com o trailer recém-lançado da série "Obi-Wan" e colecionáveis exclusivos em exposição.

Cosplayers de 'Star Wars' comemoram o dia 4 de maio - Iwi Onodera/ UOL - Iwi Onodera/ UOL
Cosplayers de 'Star Wars' comemoram o dia 4 de maio
Imagem: Iwi Onodera/ UOL

De Folga

Para poder participar da celebração de quatro de maio, o analista de sistemas Altamiro Souza, 48, já deixa avisado no trabalho que este dia será 100% voltado ao amor por "Star Wars". "Para mim, é uma data comemorativa", conta em entrevista a Splash. "É uma data muito importante, eu amo o 4 de maio."

Altamiro Souza faz cosplay de jedi e pede folga no trabalho todo ano para comemorar o dia 4 de maio - Iwi Onodera/ UOL - Iwi Onodera/ UOL
Altamiro Souza faz cosplay de jedi e pede folga no trabalho todo ano para comemorar o dia 4 de maio
Imagem: Iwi Onodera/ UOL

Ele, que faz cosplay de jedi, conta que faz questão de comemorar a data e não mede esforços para participar da celebração. "Eu peço a folga em janeiro, aviso que não trabalharei no dia 4 de maio, é como um feriado para mim. O diretor da empresa, o gerente, o superintendente? Todo mundo sabe que eu não trabalho porque eu sou um jedi", explica.

Apaixonado por "Star Wars" desde a infância, ele conta que, entre as loucuras que fez pela saga, ele até mesmo já foi "lutar" com transeuntes na Avenida Paulista, em São Paulo, para comemorar o lançamento de "O Despertar da Força", em 2015. "Eu estava com dois sabres de luz. Do nada jogava para as pessoas e chamava para a luta", lembra.

Que a Força Esteja Com Você

A celebração do Dia de "Star Wars" começou em 2011, quando um famoso cinema do Canadá, o Toronto Underground Cinema, organizou um festival com a exibição de todos os filmes da saga. Desde então, aficionados de todo o mundo aproveitam para comemorar.

É o caso de Lilian Spindola Campos, 51, que também faz parte do grupo de fãs que faz de tudo pelo amor à saga.

"Desde que ela surgiu, comemoro", conta. Ela é tão viciada pelo universo fantástico que marcou em seu corpo a sua paixão: ela conta com quatro tatuagens em homenagem a "Star Wars". Professora de menores aprendizes, Lilian comenta que recebe mensagens de seus alunos a parabenizando pelo dia 4 de maio. "Eu já dei aula vestida de jedi, então todo mundo sabe."

Lilian Spindola Campos conta com quatro tatuagens de 'Star Wars' - Iwi Onodera/ UOL - Iwi Onodera/ UOL
Lilian Spindola Campos conta com quatro tatuagens de 'Star Wars'
Imagem: Iwi Onodera/ UOL

Assim, ela acredita que o "Dia de Star Wars" é muito importante para todos os que se consideram fãs da série de filmes. "É fundamental termos o nosso dia para nos manifestarmos". Caracterizada com uma capa e uma camiseta de Darth Vader - o maior vilão da franquia -, ela entende a celebração como uma maneira de expressar seu amor sem vergonha alguma. "Eu saí na rua assim, vim de metrô. Precisamos divulgar essa cultura."

Para Raul Maia, membro do Conselho Jedi (um dos maiores fã clubes de "Star Wars" do Brasil, com representações em diferentes estados), o dia 4 de maio serve para "reunir e fazer uma festinha" com os amigos, mas não apenas isso.

Para ele, é uma maneira também de atrair novos fãs. "Gente que nunca viu um cosplay de Darth Vader, por exemplo, vê aqui o personagem e fica com uma pulga atrás da orelha. Chega em casa, assiste a um filme, ou a um dos seriados, e isso porque bateu a curiosidade. E pronto, mais uma pessoa para divulgar a palavra de 'Star Wars'".

Fã de carteirinha da franquia, Raul conta que até mesmo conheceu a esposa por causa de "Star Wars" e, assim como Lilian, também tem uma tatuagem para a saga: um mitossauro, o símbolo dos mandalorianos - um grupo presente da mitologia do universo criado por George Lucas e que ficou mais famoso com a série "The Mandalorian".

A tatuagem de Raul Maia, do Conselho Jedi de SP: um mitossauro, o símbolo dos Mandalorianos - Iwi Onodera/ UOL - Iwi Onodera/ UOL
A tatuagem de Raul Maia, do Conselho Jedi de SP: um mitossauro, o símbolo dos Mandalorianos
Imagem: Iwi Onodera/ UOL

Pós-Pandemia

O evento no Sampa Sky para o 4 de maio é o primeiro que acontece desde que a pandemia do coronavírus começou. Segundo Raul Maia, este é um bom motivo para comemorar ainda mais a data.

Cosplay de Ahsoka Tano chamou a atenção do público em evento do 'Dia de Star Wars' - Iwi Onodera/ UOL - Iwi Onodera/ UOL
Cosplay de Ahsoka Tano chamou a atenção do público em evento do 'Dia de Star Wars'
Imagem: Iwi Onodera/ UOL

"Além de finalmente nos encontrarmos, temos também o lançamento de 'Obi-Wan' neste mês. E estamos vivendo um momento bom de 'Star Wars', com 'The Mandalorian' e 'O Livro de Boba Fett', então tem até mesmo um gostinho a mais nesse pós-pandemia."

Perto das Estrelas

Celebrar o "Dia de Star Wars" no Sampa Sky não foi algo aleatório. Alessandro Martinelli, sócio do local, conta ter ido atrás do Conselho Jedi para promover o encontro no local, uma vez que isso deixaria o fã "mais próximo do céu".

Para Raul Maia, a escolha faz todo sentido: "Você está perto das estrelas, além de existir a Cidade das Nuvens na em 'Star Wars'."

Cosplay de Stormtrooper em evento de 4 de maio, o Dia de Star Wars - Iwi Onodera/ UOL - Iwi Onodera/ UOL
Cosplay de Stormtrooper em evento de 4 de maio, o Dia de Star Wars
Imagem: Iwi Onodera/ UOL