PUBLICIDADE
Topo

Escrever autobiografia ajudou Viola Davis a 'curar seu passado'

Viola Davis - AFP
Viola Davis Imagem: AFP

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

13/04/2022 11h34

Viola Davis está prestes a lançar seu livro autobiográfico, "Finding Me", onde contará toda a sua trajetória desde uma menina pobre do interior dos Estados Unidos a grande estrela da TV, teatro e cinema e vencedora de premiações como Oscar, Emmy e Tony Awards. O lançamento, além de fazer com que os fãs conheçam a artista um pouco mais, também ajudou a própria atriz a 'encontrar a sua própria paz', como ela mesma descreve.

"Tudo o que eu experimentei é o que me conecta ao mundo. Isso me deu um extraordinário senso de compaixão. É reconciliar aquela jovem em mim e curar o passado - e encontrar um lar", declarou Viola, em entrevista à revista "People".

A estrela ainda diz que as perguntas sobre os momentos de dificuldade que passou ao lado dos pais e de seus cinco irmãos ainda são frequentes e, por precisar voltar sempre ao assunto, acabou tendo uma 'enorme crise existencial' antes de decidir escrever essas memórias.

"Sempre pensei que atuar definia minha vida, e isso não acontece. O que as pessoas no mundo lhe dizem é que se você conseguir descobrir um ofício no qual você é ótimo, então é isso. E você tem dinheiro no banco, uma casa, um marido fofo e ele ama você e seu filho, é isso. E não é", reflete.

Viola já foi vítima de bullying e abusos ao longo da vida e, mesmo com essas lembranças tristes, a atriz julga como importante reconhecer as experiências. "Conto tudo como alegria. Conto. Todas essas coisas aconteceram comigo, mas eu as possuo. E é uma parte de quem eu sou", pondera.

A artista, entretanto, demorou a reconhecer essa parte de sua vida. "Eu ainda estava escondendo uma grande parte da minha história. É quase como se eu tivesse reinventado todas as coisas que eu queria e jogado fora o resto. Acho que é por isso que escrevi o livro, é como se, explorando e descompactando essas memórias, resolvendo-as, de alguma forma eu poderia encontrar minha paz", analisa, por fim.