Topo

Perfil fake de Mister Maranhão aplica golpe pedindo doações para tratamento

Pessoa criou perfil com foto do mister Maranhão para aplicar golpes  - Wandson Fialho/Reprodução
Pessoa criou perfil com foto do mister Maranhão para aplicar golpes Imagem: Wandson Fialho/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

08/04/2022 16h52Atualizada em 09/04/2022 09h08

O atual mister Maranhão, Wandson Fialho, usou as redes sociais para denunciar que um estelionatário criou um perfil no Facebook usando seu nome e suas fotos para pedir doações para um tratamento de câncer em nome da mãe dele. Segundo ele, mesmo após denúncias formais à plataforma, o perfil não foi retirado do ar.

"Eu denuncio falando que estão tentando se passar por mim e o estagiário do Zuckerberg diz que o perfil não viola as diretrizes", reclamou o mister nas redes na noite de ontem.

A resposta padrão dada pela rede social ao homem sinaliza que não há qualquer anormalidade no usuário. "Analisamos o perfil denunciado e concluímos que ele não viola os padrões da comunidade", diz mensagem.

O golpe aplicado pelo estelionatário usa uma foto retirada de um banco de imagens pagas na internet, que mostra uma mulher jovem e aparentemente doente deitada em uma cama.

"Aqui está minha mamãe que me criou e hoje ela está lutando com sua doença chamada câncer de mama. Estou tão triste hoje.. Não sei o que fazer.. Preciso de sua ajudinha de cada um de vocês. Apenas R$ 10 cada", afirma a publicação feita pelo golpista.

Na mensagem com o pedido de doação, a pessoa que invadiu o perfil do Mister Maranhão também deixou uma conta de Paypal para receber dinheiro. Não há, até o momento, sinal de que alguém caiu no golpe.

Em nota enviada ao UOL, um porta-voz da Meta, empresa que administra o Facebook, afirmou que "não permite" que alguém se passe por outra pessoa nas plataformas e disse que a conta foi removida por violações de políticas.

"A revisão de conteúdo é feita por meio da combinação de tecnologia de Inteligência Artificial e equipes humanas, e também incentivamos denúncias da nossa comunidade para nos ajudar neste trabalho", afirmou o posicionamento.

Na tarde de hoje, o perfil tinha sido desativado.