Topo

Ana Maria Braga faz 'teste' de DNA em Lourinho, filho do Louro José

Lourinho José faz teste de DNA para confirmar que é filho do Louro - Reprodução/TV Globo
Lourinho José faz teste de DNA para confirmar que é filho do Louro Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

07/04/2022 11h03

No "Mais Você" (TV Globo) de hoje, o Lourinho, suposto filho de Louro José até o momento, realizou um teste de DNA para confirmar que é filho do famoso papagaio. Tom Veiga, intérprete de Louro, morreu em novembro de 2020.

O programa explicou que o exame será possível — já que Louro morreu há cerca de 1 ano e meio — porque ele fez um teste de DNA em 2004 para descobrir se era macho ou fêmea.

A saga do novo personagem do "Mais Você" teve início na terça-feira. A ave chegou aos Estúdios Globo dizendo ser filho do Louro. Ana chegou a chorar:

"Essa situação mexe muito comigo, é uma lembrança importante na minha vida. Como eu não sei direto do que se trata, tenta saber mais alguma coisa até o final do programa, diz que a gente não pode receber a pessoa assim, de repente, chega e entra, é uma empresa grande (...)", disse, limpando as lágrimas.

Quem é o "novo" Louro José?

Segundo apuração de Splash, Lourinho é interpretado pelo artista Fabio Caniatto, profissional que já fez parte de programas da TV Cultura.

Natural de Rio Claro, em São Paulo, Fabio é ator, diretor e arte educador. De acordo com suas redes sociais, pesquisa a linguagem da máscara e do teatro de bonecos. Ele estudou graduação em Artes Cênicas e mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fabio é casado com a artesã Maristela Tetzlaf e tem uma filha, Maria Clara, de 15 anos.

Na TV Cultura, ele era responsável pela manipulação dos bonecos Eugênio, Valtinho e Heterônima no programa "Tá Certo?", apresentado por Warley Santana e dirigido por Julio Piconi. Ainda interpretou o personagem Romeu Umbigo da série "Que Monstro te Mordeu", idealizada por Cao Hamburger.

Também já foi ator da Pia Fraus Teatro por 11 anos e participou de festivais nacionais e internacionais, como o Bonecos Canela, o Festival de Almagro, na Espanha, e o Festival de Teatro de Bonecos, na República Tcheca.

É o mesmo boneco?

Parte dos espectadores questionou se os bonecos dos personagens seria o mesmo. Splash procurou a TV Globo para saber se o "filho" de Louro José, que até já ganhou crachá de visitante da emissora, estava utilizando o mesmo boneco do personagem interpretado por Tom Veiga por mais de 23 anos.

A assessoria da emissora afirmou que é outro boneco e explicou: "Se trata de outro boneco. Ele é menor porque é um adolescente. As penas mais jovens o deixaram com cores mais vivas: o verde mais forte, e o amarelo, mais brilhante".

De fato, ao comparar fotos do Louro José e o novo papagaio é possível ver diferenças claras. A coloração é diferente, o tamanho é levemente reduzido e o contorno das penas abaixo do bico também não são iguais, bem como a coloração que representa a penugem amarela da barriga de ambos.

foto 1 - Divulgação/ Zé Paulo Cardeal/ Mauricio Fidalgo/ TV Globo - Divulgação/ Zé Paulo Cardeal/ Mauricio Fidalgo/ TV Globo
Comparação do Louro José, interpretado por Tom Veiga até 2020; e o novo papagaio que apareceu no "Mais Você", com intérprete ainda não revelado pela Globo
Imagem: Divulgação/ Zé Paulo Cardeal/ Mauricio Fidalgo/ TV Globo