Topo

Dez anos depois, briga por herança de Chico Anysio está longe de acabar

Malga Di Paula e Chico Anysio - Reprodução/Instagram
Malga Di Paula e Chico Anysio Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, no Rio

19/03/2022 14h18

Na próxima quarta-feira (23), a morte do humorista Chico Anysio completa dez anos. Em 2012, ele foi vítima de falência múltipla de órgãos aos 80 anos. Apesar de uma década ter passado, a briga pela herança entre a viúva Malga Di Paula e os filhos do humorista está longe de acabar.

De lá para cá, eles trocam acusações publicamente envolvendo o dinheiro estimado em R$ 20 milhões. Em fevereiro, em entrevista ao podcast "Zona V", Malga disse que não recebeu "nenhum centavo" da herança até o momento.

Ela ainda reclamou do tratamento que recebe dos filhos do humorista, alegando que não pode recolher seus objetos pessoais do apartamento. Ainda citou que um dos filhos, o produtor musical Cícero Chaves, falecido no ano passado, nem dialogava com ela sobre o assunto.

Cícero morreu aos 39 anos em julho de 2021 enquanto Malga estava em coma. Ela ficou internada por 65 dias após ter contraído a covid-19.

"Alguns foram mais radicais e não quiseram sentar para conversar. Um deles morreu enquanto eu estava em coma. Olha que ironia da vida. Ele tinha 39 anos e ficou brigando comigo durante quase 10 anos para receber algo que nunca irá receber", disse ela.

A declaração não foi bem vista por outro filho de Chico Anysio, Nizo Neto. Conhecido por interpretar Seu Ptolomeu na versão original da "Escolinha do Professor Raimundo", uma criação de seu pai, ele disse que a viúva se vitimiza e diz bizarrices.

"Essa declaração que ela deu, usando o nome do meu falecido irmão Cícero com tom de ironia, foi realmente um golpe baixo muito escroto. Mais uma vez ela usa a imprensa para falar de um assunto particular, só que dessa vez foi longe demais usando o nome do Cícero, que não está aqui para se defender. Uma grande falta de respeito", declarou.

Entenda briga

O testamento deixado pelo humorista foi anulado pela Justiça porque deixou de fora Lug de Paula, conhecido por interpretar Seu Boneco na versão original da "Escolhinha", algo ilegal no Brasil. O humorista teria tirado o filho do documento por uma briga familiar.

A viúva também já afirmou em entrevista que Chico determinou que ela herdasse seus bens materiais, enquanto a propriedade intelectual ficasse para os filhos, o que também foi negado pela Justiça. A decisão judicial compreendeu que a divisão era incorreta, pois Malga não poderia ficar com mais de metade da herança.

A viúva também fez um pedido de retratação para ser reconhecida como a única proprietária do apartamento em que vivia com o humorista, outro item negado. Em 2017, Bruno Mazzeo passou a ser o responsável legal sobre o inventário, retirando a madrasta da tarefa ao alegar que ela se recusava a prestar contas ao juiz e herdeiros. Em 2020, o ator fez um longo desabafo em texto que mostrava que o processo estava longe de acabar.

Chico Anysio teve oito filhos: o ator Lug de Paula, da relação com a atriz Nancy Wanderle, o ator Nizo Neto e o diretor de imagem Rico Rondelli, com a atriz Rose Rondelli; o DJ Cícero Chaves, com Regina Chaves; o ator Bruno Mazzeo, com a atriz Alcione Mazzeo; Rodrigo e Vitória com a ex-ministra da Economia Zélia Cardoso de Mello; e André Lucas, adotado pelo humorista.