Topo

Príncipe William e Kate se pronunciam sobre guerra entre Rússia e Ucrânia

Kate Middleton e o Príncipe William publicaram mensagem nas redes sociais em apoio à Ucrânia - Chris Jackson - WPA Pool/Getty Images.
Kate Middleton e o Príncipe William publicaram mensagem nas redes sociais em apoio à Ucrânia Imagem: Chris Jackson - WPA Pool/Getty Images.

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/02/2022 13h43

O príncipe William e sua esposa Kate Middleton se pronunciaram hoje sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia — algo incomum para membros da família real britânica.

Apesar de normalmente adotarem posturas neutras em questões políticas, o casal quebrou o decoro para publicar uma mensagem de apoio no Twitter ao país invadido pelas tropas russas.

"Em outubro de 2020, tivemos o privilégio de conhecer o presidente (Volodymyr) Zelensky e a primeira-dama para aprender sobre suas esperanças e otimismo em relação ao futuro da Ucrânia", escreveram na mensagem assinada por ambos.

"Hoje, estamos com o presidente e todo o povo da Ucrânia enquanto eles lutam bravamente por esse futuro."

Uma norma constitucional faz com que a família real evite tomar posições e comentar assuntos políticos relevantes para manter sua postura neutra.

Mas, antes de William e Kate, o príncipe Harry e Meghan, que abdicaram da realeza ao deixarem o Reino Unido para viver nos Estados Unidos, também manifestaram apoio à Ucrânia.

No site da fundação do casal, foi publicada uma nota afirmando que eles estavam com o povo ucraniano "contra essa violação do direito internacional e humanitário".