Topo

'Adeus, Idiotas': vencedor do 'Oscar do cinema francês' chega aos cinemas

"Adeus, Idiotas": para diretor, comédia francesa trata sobre dificuldades de se amar em um mundo depressivo - Reprodução
'Adeus, Idiotas': para diretor, comédia francesa trata sobre dificuldades de se amar em um mundo depressivo Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

24/02/2022 12h27

Vencedora de 7 prêmios César e querida pela crítica especializada, a comédia dramática francesa "Adeus, Idiotas" é um filme que conta a história de Suze, uma mulher que descobre estar seriamente adoecida e decide sair em busca da criança que foi forçada a abandonar aos 15 anos de idade.

No caminho, ela encontra maiss duas pessoas. JB, em seus 50 anos e à beira de um esgotamento mental, e Sr. Blin, um arquivista cego e com um entusiasmo de dar inveja. Junto, este trio embarca em uma missão ao mesmo tempo espetacular e improvável.

Trajetória de sucesso

"Adeus, Idiotas" foi o grande vencedor do César Awards no ano passado. A premiação é considerada o Oscar do cinema francês, e o longa recebeu os títulos de melhor filme, melhor roteiro original, melhor fotografia, melhor direção de arte, melhor diretor e melhor ator coadjuvante.

Em entrevista para o portal francês AlloCiné, o diretor Albert Dupontel revelou que o filme trata sobre "a dificuldade de se amar em um mundo depressivo e angustiante". "Adeus, Idiotas" é seu sétimo longa-metragem, e ele explica que, desde o primeiro, conta a mesma história de formas diferentes.

Homenagens e referências

Dupontel conta ainda que busca prestar algumas homenagens a suas grandes referências no mundo do cinema e da arte. Entre eles, Terry Jones, membro do grupo Monty Python morto em janeiro de 2020.

"[Ele] foi o primeiro dos Monty Pythons que conheci, depois do lançamento de 'Bernie' [...] Sinto muita falta de sua conversa, sua gentileza e seu bom humor", afirmou.

Além de Jones, obras de Charlie Chaplin e o filme "Brazil", de Terry Gilliam, também aparecem como referências. O longa de 1985 é uma ficção científica que conta a história de Sam Lowry (Jonathan Pryce), um homem que vive em um Estado futurista controlado por computadores e máquinas, e acaba se apaixonando por uma terrorista em meio a um governo controlador e burocrático.

Antes de chegar aos cinemas, "Adeus, Idiotas" teve uma passagem pelo Brasil durante o Festival Varilux de Cinema Francês, e também já foi exibido em outros festivais na Espanha, Bélgica, Canadá e Holanda.