Topo

Miss EUA encontrada morta defendeu de graça presos com sentenças injustas

De Splash, em São Paulo

31/01/2022 08h45Atualizada em 31/01/2022 18h56

Cheslie Kryst, Miss EUA 2019, morreu na manhã de ontem após cair do 9º andar de um arranha-céus em Manhattan. Ela tinha 30 anos.

Segundo informações de fontes ligadas a ela ao "New York Post", Cheslie deixou um bilhete avisando que gostaria de deixar todos os bens para sua mãe, também uma antiga competidora de concursos de beleza.

Além de Miss, Cheslie era conhecida por seu trabalho na TV e por ter advogado gratuitamente para presos nos Estados Unidos.

Advogada

Cheslie tinha dois diplomas: era formada em direito e mestre em administração de empresas pela Wake Forest University, na Carolina do Norte, e graduada em administração pela University of South Carolina.

Antes de se tornar Miss EUA em 2019, ela trabalhava na área de direito civil e costumava a advogar gratuitamente para presos que lutavam contra sentenças injustas.

Na última pergunta no concurso que a coroou, Cheslie foi questionada se o "Me Too" e o "Times Up" (grandes movimentos contra o abuso sexual sistemático) teriam "chegado longe demais" e aproveitou para mencionar sua profissão.

"Não acho que tenham ido longe demais. O que [movimentos como] 'Me Too' e 'Times Up' buscam é a garantia de que promovamos locais de trabalho seguros e inclusivos em nosso país. Como advogada, é exatamente isso que quero para este país. Acho que são bons movimentos", disse.

A miss também era a criadora do blog "White Collar Glam". Ela se inspirou para iniciar o site após "lutar para financiar roupas apropriadas, acessíveis e profissionais. Na época, Cheslie pretendia criar sua própria marca de roupas para o trabalho.

Ano histórico

Cheslie fez história ao estar entre as quatro mulheres negras que venceram os principais concursos de Miss em 2019. Além dela, Nia Imani Franklin (Miss América), Kaliegh Garris (Miss Teen EUA) e Zozibini Tunzi (Miss Universo).

Cheslie, Garris e Tunzi falaram sobre sua conquista histórica em uma entrevista de dezembro de 2019 ao "Good Morning America".

As pessoas vão comentar em nossas redes sociais e dizer: 'Por que estamos falando sobre sua raça? Vocês são apenas quatro, mulheres incríveis'. E eu disse, 'Sim, somos quatro mulheres incríveis, mas houve um tempo em que literalmente não conseguíamos vencer! Cheslie Kryst

Cheslie também trabalhou como correspondente do site de notícias de entretenimento ExtraTV, o que lhe rendeu uma indicação ao Emmy.

Peça ajuda

Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.

O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.