Topo

8 jornalistas veteranos deixaram a Globo nos últimos meses; veja lista

Renato Machado deixa a Globo; anúncio foi feito na segunda-feira (29) - Reprodução/Memória Globo
Renato Machado deixa a Globo; anúncio foi feito na segunda-feira (29) Imagem: Reprodução/Memória Globo

De Splash, em São Paulo

30/11/2021 04h00

A TV Globo confirmou ontem mais demissões de jornalistas experientes que fizeram sucesso na emissora. Francisco José e Renato Machado deixaram a empresa após mais de 40 anos de trabalho.

A dupla faz parte de uma lista que também traz outros nomes importantes da Globo que encerraram a parceria de trabalho recentemente. Uma das principais causas apontadas pela empresa é a redução de custos para amenizar a crise gerada pela pandemia da covid-19.

José Hamilton Ribeiro

O jornalista Jose Hamilton Ribeiro  - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
o jornalista Jose Hamilton Ribeiro
Imagem: Divulgação/Globo

José Hamilton Ribeiro foi desligado da Globo na última quinta-feira (25) após mais de 40 anos na emissora.

O primeiro trabalho do jornalista para a Globo foi como freelance em uma reportagem exibida pelo "Globo Rural" na comemoração de seu primeiro ano de existência, em 1981. No ano seguinte ele passou a integrar a equipe fixa do programa.

O jornalista, que também passou por "Fantástico", "Globo Repórter" e "Globo Rural", perdeu uma perna ao pisar em uma mina durante a cobertura da Guerra do Vietnã para a extinta revista "Realidade", em 1968.

'Repórter secreto'

Eduardo Faustini ficou conhecido como o "repórter secreto" do "Fantástico", na Globo - Reprodução - Reprodução
Eduardo Faustini ficou conhecido como o "repórter secreto" do "Fantástico", na Globo
Imagem: Reprodução

Na mesma data em que José Hamilton Ribeiro deixou a emissora, também foi anunciado o desligamento de Eduardo Faustini. Ele se tornou conhecido como "repórter secreto" pelas reportagens feitas para o "Fantástico".

Trabalhando na emissora desde 1996, o repórter nunca exibiu o rosto na televisão para preservar a integridade física. Mesmo com a decisão, Eduardo já foi ameaçado por conta das investigações em que participou.

Alberto Gaspar

Alberto Gaspar se despediu da TV Globo - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Alberto Gaspar se despediu da TV Globo
Imagem: Reprodução/Facebook

O jornalista Alberto Gaspar foi demitido da TV Globo em outubro após 39 anos de casa. Em texto publicado pelo colunista Flavio Ricco, do R7, o jornalista agradeceu aos colegas pelo trabalho.

Gaspar entrou na Globo no início da década de 1980. Ele foi correspondente internacional e cobriu casos importantes para a emissora, como a morte de Tancredo Neves e as Diretas Já. Para o Memória Globo, Gaspar contou da vez em que cobriu, em 2008, quando Israel atacou a Faixa de Gaza.

Ari Peixoto

Ari Peixoto em cobertura do carnaval de 2020 pela TV Globo - Wilton Jr. - Wilton Jr.
Ari Peixoto em cobertura do carnaval de 2020 pela TV Globo
Imagem: Wilton Jr.

Ari Peixoto, que trabalhou na TV Globo durante 34 anos, também teve a demissão confirmada no mesmo dia em que Alberto Gastar foi desligado da emissora.

Segundo publicação do jornal O Dia, ele também escreveu uma despedida aos colegas e disse sair "agradecido" por toda a carreira construída. O repórter trabalhava na emissora desde 1987 e foi correspondente internacional em Jerusalém, Israel, e Buenos Aires, Argentina.

Roberto Paiva

Roberto Paiva também saiu da Globo este ano - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Roberto Paiva também saiu da Globo este ano
Imagem: Reprodução/TV Globo

O repórter foi demitido da emissora também em outubro após 21 anos. Após passar por filiais no Pará e no Paraná, ele estava na equipe de jornalistas da Globo em São Paulo desde 2011.

Na mesma data, também foi dispensado o repórter Fernando Saraiva, que trabalhou como correspondente internacional em Londres, Inglaterra.

Alexandre Oliveira

Alexandre Oliveira foi desligado da Globo após 15 anos - Reprodução: TV Globo - Reprodução: TV Globo
Alexandre Oliveira foi desligado da Globo após 15 anos
Imagem: Reprodução: TV Globo

As demissões também atingiram os profissionais envolvidos com o esporte da TV Globo. O repórter Alexandre Oliveira, de 48 anos, deixou a emissora em outubro depois de 15 anos na empresa.

Ao site "Notícias da TV", o jornalista confirmou que foi mandando embora por conta de cortes da Globo para controlar as finanças. Alexandre ganhou destaque recentemente durante a cobertura na GloboNews das Olímpiadas da Tóquio 2020.

Linhares Júnior

Linhares Júnior, ex-narrador do Grupo Globo, antes de transmissão - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Linhares Júnior, ex-narrador do Grupo Globo, antes de transmissão
Imagem: Reprodução/Instagram

Linhares Júnior usou seu perfil no Twitter no dia 18 de novembro para anunciar que foi demitido após 13 anos no grupo Globo. O narrador era um dos nomes constantes nas transmissões do SporTV.

Além de narrar jogos do Campeonato Brasileiro nos canais SporTV e Premiere, Linhares também costumava participar de transmissões da Superliga de vôlei e de campeonatos de futsal.

Isabela Assumpção

A jornalista Isabela Assumpção - Reprodução - Reprodução
A jornalista Isabela Assumpção
Imagem: Reprodução

A repórter especial de 72 anos também se despediu da emissora ontem, após 41 anos de casa.

Ela chegou a cobrir o Massacre do Carandiru e ganhou o prêmio Vladimir Herzog com a matéria Pais que Sequestram, exibida no Globo Repórter em 1998.