Topo

'Roubada', 'fantoche': a relação conturbada entre Xuxa e Marlene Mattos

Xuxa e Marlene Mattos quando trabalhavam juntas - TV Globo/Divulgação
Xuxa e Marlene Mattos quando trabalhavam juntas Imagem: TV Globo/Divulgação

De Splash, em São Paulo

28/11/2021 15h34Atualizada em 28/11/2021 17h15

Xuxa e Marlene Mattos se reencontraram pela primeira vez após 19 anos de rompimento. Segundo a coluna de Mônica Bergamo, da Folha, elas gravaram juntas para a série biográfica da apresentadora.

As duas protagonizaram uma das parcerias de maior sucesso na televisão brasileira. Em 2002, no entanto, Xuxa e Marlene seguiram caminhos separados — e a produtora de TV chegou a processar a rainha dos baixinhos por calúnia.

Relembre a parceria entre as duas que virou briga na Justiça.

O sucesso

Durante 18 anos, Marlene dirigiu os programas de Xuxa na extinta Manchete e na TV Globo, que era sensação entre o público infantil. A produtora, considerada uma mulher rude com a equipe, era bastante criticada pelos fãs de Xuxa e dentro da emissora.

Em 2002, durante uma gravação do "Planeta Xuxa", a apresentadora respondeu uma observação grosseira da ex-parceira: "Faça o seu trabalho que eu faço o meu". As duas brigaram, e Marlene, que é madrinha de Sasha, sumiu da vida de Xuxa.

Em entrevista à revista "Caras" argentina em 2018, Xuxa afirmou que foi "roubada e que adquiriu dívidas" no auge do sucesso como apresentadora infantil. Ela também disse que se sentiu "usada".

Agora eu não coloco toda a minha confiança em uma só pessoa, porque até o advogado que eu tinha na época me roubou. [...] O ruim é que as pessoas que começam a trabalhar comigo, vendo que eu não vou atrás do dinheiro, sentem que são responsáveis pelo que sou. Eles não valorizam o que eu sou, eles não me respeitam... Eles sentem que o que eu posso ser ou provocar para o meu público é uma responsabilidade e uma conquista deles. Xuxa em entrevista à Caras Argentina em 2018

Apesar disso, em 2020, Marlene elogiou Xuxa em entrevista à Quem. "Ela é muito profissional. Se o 'Xou da Xuxa' passasse hoje, ainda seria sucesso. Nossas crianças só têm a 'Galinha Pintadinha' e a porca 'Peppa Pig' para entretê-las. A Xuxa foi a maior babá eletrônica que já existiu", disse.

Na época, ela afirmou ainda que desejava "o melhor" para Xuxa e que sempre estaria disposta para a afilhada, Sasha Meneghel. "A acompanho de longe, mas com muito carinho. Quero só o melhor para ela sempre. O dia que ela precisar de qualquer coisa na vida, estarei aqui disponível, com o maior prazer".

Nova crítica e processo

Em janeiro deste ano, Xuxa deu uma nova entrevista ao jornalista Luis Erlanger e disse que foi um "fantoche" de Marlene.

Eu era um fantoche, mas porque eu quis, porque eu deixei. Fui deixando cada vez mais minha vida na mão dela. Minha vida particular, pessoal e profissional. As coisas se juntavam e estava tudo na mão dela. Ela era diretora, manager, empresária... Teve um momento, como todos sabem, que meu interesse era trabalhar com programa infantil e ela já não acreditava mais nisso. A gente deixou de trabalhar junto. Xuxa

Devido a esta nova entrevista, Marlene Mattos registrou uma ocorrência contra a apresentadora por calúnia. Segundo a assessoria da Polícia Civil do Rio de Janeiro, o caso foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal (JECRIM).

Apesar disso, a produtora não descartava a possibilidade de fazer as pazes com Xuxa, como disse à Quem no dia seguinte à entrevista da apresentadora:

"Mas como dizem que todo encontro tem um propósito e que os desencontros fazem parte dos encontros, o tempo vai dizer se tudo isso tem sentido. Tudo passa", declarou.