Topo

Saiba quem são as gêmeas siamesas que fazem sucesso no TikTok

As gêmeas siamesas Lupita e Carmen ganharam notoriedade por compartilharem seus desafios diários - Reprodução/Instagram
As gêmeas siamesas Lupita e Carmen ganharam notoriedade por compartilharem seus desafios diários Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

18/11/2021 19h33Atualizada em 18/11/2021 19h33

Lupita Andrade, de 21 anos, ganhou fama no TikTok após um desabafo sobre sempre ficar "de vela" da irmã, Carmen. Gêmas onfalópagas, um tipo raro que representa apenas 10% dos siameses, as duas compartilham algumas costelas, fígado e os sistemas digestivo, reprodutivo e circulatório.

Em seu perfil conjunto na rede social, Lupita brinca que sempre "estraga" as fotos de Carmen e do namorado dela, já que está constantemente acompanhando os dois em razão da condição física. Atualmente, elas acumulam mais de 1,7 milhões de seguidores na plataforma e ganharam até mesmo um documentário na TV britânica.

Lupita e Carmen nasceram em Veracruz, no México, no ano de 2002, mas se mudaram para Connecticut, nos Estados Unidos, quando tinham apenas dois anos, em busca de tratamentos médicos específicos.

Na época, os médicos acreditavam que seria muito arriscado separá-las, já que as duas compartilhavam muitos órgãos vitais. Elas passaram anos fazendo fisioterapia e aprendendo a viver juntas para andar e se locomover. Agora, após completarem a maioridade com saúde, os especialistas acreditam que elas têm uma boa chance de sobreviver até a velhice.

Em 2020, as gêmeas concederam uma entrevista ao tabloide britânico Mirror em que contaram detalhes sobre a trajetória. "O médico disse ao meu pai - escolha uma ou as duas vão morrer. Nós dois teríamos morrido se uma instituição de caridade não nos tivesse trazido para os EUA", contou Lupita.

Ainda que estejam unidas fisicamente, elas defendem que são pessoas completamente distintas: Carmen é a mais falante, enquanto Lupita é a mais engraçada. O processo de crescimento, no entanto, não foi uma tarefa fácil. "Nós discutíamos muito quando éramos pequenas, era o processo para entender o fato de que estávamos presas uma a outra", disse Carmen à publicação.

Elas deram seus primeiros passos aos quatro anos e, com o tempo, aprenderam a se equilibrar e coordenar o corpo. Durante a vida, as gêmeas revelaram que ouviram muitos comentários inapropriados ou preconceituosos, mas sempre tentaram lidar com a situação com bom humor.

"Depende do dia, mas [tentamos] lidar com respostas cômicas. Por exemplo, se alguém nos pergunta se somos gêmeas ou irmãs, geralmente respondemos com algo como 'não, somos apenas primas muito próximas'", disse Lupita.

Ao comentar seus planos para o futuro, a dupla contou ao jornal britânico que Carmen já aprendeu a dirigir e que pretendem trabalhar administrando uma empresa agrícola. Elas já começaram a estudar e esperam cursar medicina veterinária.

"Nós dois nos interessamos por animais desde que tínhamos cinco anos", diz Lupita. "Mas, por causa de certos problemas físicos, vamos estudar tecnologia veterinária e, com sorte, seguiremos e obteremos um diploma de bacharel em ciências dos animais."