Topo

Camila Loures e Virgínia Fonseca, do PodCats, explicam treta com o PodDelas

Renata Nogueira

De Splash, em São Paulo

01/11/2021 04h00

Camila Loures e Virgínia Fonseca já eram "milionárias" da internet quando decidiram há pouco mais de um mês criar um podcast juntas. O projeto deu tão certo que, em apenas uma semana no ar, o PodCats, lançado em 25 de outubro, hoje já soma mais de 10 milhões de visualizações só no canal do YouTube.

Para entender o fenômeno milionário é preciso olhar os números delas anteriores ao lançamento. Camila Loures já tinha mais de 13,5 milhões de inscritos no YouTube e 15,8 milhões no Instagram e Virgínia Fonseca 9,8 milhões de inscritos no YouTube e 27,7 milhões no Instagram quando anunciaram o projeto.

Antes mesmo de ter qualquer conteúdo publicado, o canal do PodCats no YouTube e a conta do podcast no Instagram atingiram 200 mil seguidores e bateram a meta que as influenciadoras tinham jogado para o público delas. As duas até tatuaram um gatinho no braço ao vivo para comemorar o sucesso.

as duas - Tawan Santos/@oitawan - Tawan Santos/@oitawan
Camila Loures e Virgínia Fonseca, do PodCats
Imagem: Tawan Santos/@oitawan

Em um papo sincero e descontraído com Splash, as duas influenciadoras e agora podcasters contaram sobre como conciliam mais um projeto em meio a uma rotina tão atribulada (Virgínia publica vídeos no YouTube todos os dias e Camila três vezes por dia), falaram sobre família (Virgínia é nora de Leonardo e Camila trabalha com o irmão e os primos) e sobre o futuro na internet.

Sem papas na língua, elas também esclareceram a polêmica que agitou a internet já na semana de estreia do PodCats, quando o público chegou a rivalizar o trabalho delas com o das meninas do PodDelas por causa de uma falha da equipe técnica que cuida dos dois podcasts.

(Quase) tudo começou em uma festa

Camila Loures conta que estava pensando em fazer um podcast há um bom tempo. Ela já consumia o formato com os podcasts do youtuber americano Logan Paul, e foi assim que se inspirou para criar o próprio. Faltava alguém de personalidade parecida com a dela para fazer uma dupla e tirar o projeto do papel. Até ela ir a uma festa de Virgínia, em 17 de setembro.

Lá na festa foi quando eu olhei pra Virgínia, bateu e falei: 'É ela! Vou chamar'. Camila Loures

Camila já tinha uma equipe e, no dia seguinte, Virginia topou. O nome foi uma ideia que veio por causa da mania de Virgínia de chamar todo mundo de "gato" e "gata". "PodGato ia ficar estranho, então fomos de PodCats."

1, 2, 3... Ao vivo!

ao vivo - Tawan Santos/@oitawan - Tawan Santos/@oitawan
Camila Loures e Virgínia Fonseca apresentam o PodCats ao vivo
Imagem: Tawan Santos/@oitawan

Virgínia Fonseca está acostumada a postar sua vida quase 24 horas nos Stories do Instagram, seja ao lado da mãe, Margareth, do marido, Zé Felipe, ou da filhinha deles de 5 meses Maria Alice. "Quando eu fico mais de uma hora sem postar é porque eu tô dormindo", admite.

Ainda assim, ela sente um friozinho na barriga a cada convidado novo que recebe no PodCats. Entre influenciadores, o medo do cancelamento é real.

Minha barriga fica gelada, eu fico tensa quando está pra começar. Eu fico gente do céu, tá ao vivo. Lascou. Uma palavra errada ferrou. Virgínia Fonseca

Da terapia pro podcast

No mesmo dia em que estreou o PodCats, Virgínia fez sua primeira sessão de terapia. A influenciadora, que perdeu o pai em setembro, não escondeu do seus seguidores a necessidade de buscar ajuda para cuidar da saúde mental. Ela, inclusive, tem estimulado a amiga Camila Loures a fazer o mesmo.

"Terapia foi algo que eu sempre quis fazer, mas eu não dava o primeiro passo de ir lá e marcar. Aí eu comecei e postei mesmo, porque acho que terapia é algo que todo mundo deve fazer", conta Virgínia, que ainda conseguiu convencer sua mãe a se cuidar também.

"Certas pessoas tem preconceito e acham que só gente doida que faz terapia. Minha mãe tinha esse preconceito. E agora que comecei minha mãe também vai começar. Eu falo sem receio nenhum, comento toda hora. Estou muito feliz de conseguir fazer terapia."

Dois dias no ar e... polêmicas!

poddelas - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Virgínia Fonseca no PodDelas com Boo Unzueta (à esq.) e Tatá Estaniecki (à dir.)
Imagem: Reprodução/Instagram

Com apenas dois dias de podcast no ar, Camila e Virgínia já enfrentaram a primeira polêmica. Elas foram acusadas por haters na internet de terem copiado o formato e desfalcado a equipe do PodDelas, podcast de Tatá Estaniecki e Boo Unzueta que Virgínia, inclusive, até participou.

Elas gravam no mesmo prédio das meninas e tudo aconteceu no dia em que elas receberam Carlinhos Maia de convidado. Enquanto o PodDelas era exibido ao vivo, Tata não escondeu o nervosismo ao ver um dos câmeras levando o equipamento e logo a notícia de que a equipe delas era a mesma do PodCats se espalhou pelo Instagram e Twitter.

"Na verdade foi um problema interno da equipe mesmo. A gente não estava sabendo. Quando acabou o podcast o meu irmão e a Manu vieram falar, tipo assim, 'cara, aconteceu um desacerto'", explica Camila Loures sobre a treta que rolou na internet no dia.

O problema foi mesmo uma falha técnica da equipe de captação e nem Camila nem Virgínia estavam cientes ou envolvidas. Segundo elas, tudo não passou de um mal-entendido e a amizade com as apresentadoras do PodDelas segue inabalada.

Fofocas garantidas com João Guilherme...

joao - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
João Guilherme curte balada depois de terminar o namoro de três anos com Jade Picon
Imagem: Reprodução/Instagram

O PodCats ainda não tem uma frequência certa de dias da semana para ir ao ar, mas já recebeu Carlinhos Maia, Deolane Bezerra e Gabi Brandt. O convidado de hoje é João Guilherme, irmão por parte de pai de Zé Felipe e cunhado de Virgínia.

Ele, que terminou um namoro de três anos com Jade Picon recentemente, está envolvido em várias fofocas relacionadas à ex e às suas novas "ficantes".

"Foi só ele terminar o relacionamento que está em alta. Pegando as meninas, e é chifre, e não sei o quê", adianta Virgínia. "Eu estou ansiosa porque também quero saber das fofocas", não esconde Camila. "Vamos trazer o Zé Felipe, que é irmão, e qualquer coisa pode fazer ele responder."

Diferentemente de Zé Felipe, conhecido como Maria Fifi por adorar uma fofoca, João Guilherme é mais sério e tímido. "Ele fala menos. As vezes que eu conversei com ele, ele conversou de boa, mas na frente da câmera não sei como é que vai ser", conta Virgínia.

E Whindersson!

As meninas também contaram para Splash que Whindersson Nunes será um dos próximos convidados do PodCats depois de João Guilherme. O papo com o youtuber e humorista está marcado para quarta-feira, dia 3. Antes, no dia 2, elas conversam com Lucas Rangel.

A participação de Zé Felipe, marido de Virgínia, que aconteceria no sábado (30), foi remarcada para o dia 9 de novembro.