PUBLICIDADE
Topo

Influencers foram a cenário errado de 'La Casa de Papel'; veja o local real

Zé Felipe, Virgínia e Camila Loures tiram foto em frente à Casa da Moeda da Espanha; prédio não foi cenário de "La Casa de Papel" - Reprodução/Instagram
Zé Felipe, Virgínia e Camila Loures tiram foto em frente à Casa da Moeda da Espanha; prédio não foi cenário de 'La Casa de Papel' Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

14/10/2021 04h00

Virgínia Fonseca, Zé Felipe e Camila Loures estão viajando juntos pela Europa e, na semana passada, estiveram em Madri, na Espanha. As influenciadoras e o cantor —que juntos somam mais de 60 milhões de seguidores só no Instagram— aproveitaram a passagem pela capital espanhola para visitar os cenários famosos de "La Casa de Papel".

O problema é que eles foram ao local errado, uma confusão bastante comum entre os turistas.

A primeira e a segunda parte de "La Casa de Papel" se passam na Casa da Moeda da Espanha, local escolhido para o assalto grandioso do bando do Professor. Já nas partes 3, 4 e 5, eles estão roubando o Banco da Espanha. Essas duas instituições existem mesmo em Madri, mas nenhuma cena da série da Netflix foi rodada nelas.

Por uma questão logística, a equipe rodou as filmagens em outros locais. Na verdade, os prédios mostrados na série são o Conselho Superior de Investigações Científicas e os Novos Ministérios, ambos também em Madri. O problema é que Virgínia, Zé e Camila não conseguiriam fazer uma foto tão bacana como fizeram em frente à Casa da Moeda real, e não a da série.

Por seu caráter oficial, o Conselho Superior de Investigações Científicas —o maior órgão de investigação da Espanha e o terceiro maior da Europa— fica em uma rua tranquila e é cercado por muros. O acesso é autorizado somente para pessoas identificadas. Curiosos são barrados por seguranças na entrada, que é fechada com cancelas.

A reportagem do UOL tentou ir o local em 2019, quando visitou os estúdios de "La Casa de Papel", mas só é possível observar o prédio que foi a Casa da Moeda da série através de uma grade na rua que dá uma visão parcial do local.

fachada casa da moeda série - Reprodução/Google Street View - Reprodução/Google Street View
Local de onde é possível observar o prédio usado na gravação das partes 1 e 2 de La Casa de Papel
Imagem: Reprodução/Google Street View

Já o exterior do Banco da Espanha mostrado na parte 3 da série é, na verdade, o complexo dos Novos Ministérios, em Madri. Assim como acontece com o Conselho Superior de Investigações Científicas, que emprestou sua fachada para a Casa da Moeda, os prédios são cercados por arcos e a entrada também é controlada. Por ser uma área oficial do governo, o local é considerado zona de segurança. Ou seja, seria bem difícil conseguir uma foto por ali também.

O interior do banco —que o UOL pôde visitar— foi todo recriado em dois estúdios de 1.200 m² cada nos arredores de Madri.

Onde Virgínia Fonseca, Zé Felipe e Camila Loures fizeram a foto?

casa da moeda real - Carlos Delgado/WikiCommons - Carlos Delgado/WikiCommons
Fachada da Casa da Moeda da Espanha, em Madri
Imagem: Carlos Delgado/WikiCommons

Os brasileiros fotografaram em frente à Casa da Moeda de verdade. Ela funciona em dois edifícios vizinhos, que formam a "Real Casa de La Moneda". Um deles é um museu aberto ao público que reúne coleções de moedas, selos, bilhetes de loteria e o antigo maquinário usado na fabricação de papel-moeda. O local pode ser visitado gratuitamente de terça a sexta-feira das 10h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 14h15.

Onde fica: C/ Doctor Esquerdo nº 36 - 28009 Madri, Espanha

E o Banco da Espanha de verdade?

banco da espanha real - Luis Garcia/WikiCommons - Luis Garcia/WikiCommons
Fachada do Banco da Espanha, em Madri
Imagem: Luis Garcia/WikiCommons

Para quem tiver interesse em conhecer o Banco da Espanha de verdade, o prédio é até bem mais interessante do que o da fachada exterior mostrado na série. A sede do banco é um dos marcos da arquitetura espanhola do século 19.

O edifício foi construído com o objetivo de exaltar a instituição dada a importância de suas funções. O banco ainda abriga uma vasta e importante coleção de pinturas, com trabalhos de Goya, Mengs, Maella e Vicente López, entre outros artistas. No entanto, o interior do edifício só pode ser visitado por grupos de escolas e universidades. O único espaço totalmente aberto ao público é o hall principal da instituição.

Onde fica: Calle de Alcalá, 48, 28014 Madri, Espanha

Onde a série foi gravada?

Já para quem tem curiosidade de ver os locais exatos onde a série foi gravada, basta contar um pouco com a sorte e espiar pelas frestas. Não vai render uma foto tão bacana como a dos influenciadores, mas é algo divertido para guardar junto com as memórias da viagem.

Casa da Moeda da série

casa da moeda fake - Luis Garcia/WikiCommons - Luis Garcia/WikiCommons
Conselho Superior de Investigações Científicas em Madri, prédio usado como fachada da Casa da Moeda na série La Casa de Papel
Imagem: Luis Garcia/WikiCommons

Onde fica: Calle Serrano, 117, 28010 Madri, Espanha

Banco da Espanha da série

banco da espanha fake - Zarateman/WikiCommons - Zarateman/WikiCommons
Fachada dos Novos Ministérios, em Madri, prédio que representa o Banco da Espanha na terceira parte de La Casa de Papel
Imagem: Zarateman/WikiCommons

Onde fica: 96 Paseo de la Castellana, Madri, Espanha