Topo

Wagner Moura esclarece nota falsa com seu nome: 'Fiquei quase lisonjeado'

Wagner Moura estreia como diretor com o filme "Marighella" - Bob Wolfenson/Divulgação
Wagner Moura estreia como diretor com o filme 'Marighella' Imagem: Bob Wolfenson/Divulgação

De Splash, em São Paulo

31/10/2021 09h43

Diretor de "Marighella", que estreou nesta semana no cinema, Wagner Moura comentou, em entrevista a Patrícia Kogut, do jornal O Globo, a fake news de que teria recomendado o público a consumir uma versão pirata do filme que conta a história do guerrilheiro Carlos Marighella.

Fiquei quase lisonjeado pelo interesse do público pelo pirata (risos), mas ao mesmo tempo essa demanda que eu falei, da coisa meio proibida e "tararã"... Tanto que o pirata saiu este ano, com uma 'nota minha' dizendo que eu queria que as pessoas vissem o filme ali. E isso é uma mentira (risos). Eu nunca ia botar o filme na rede. O filme nem meu é. Mas a gente conseguiu abafar essa pirataria, com a Paris Filmes. Eles usaram a tecnologia para tirar os links falsos, mas muita gente terminou vendo. E ok.

Moura também falou ao jornal que, eventualmente, o público pode associar "Marighella", que retrata um período da ditadura militar, ao momento político do Brasil atual.

"Não é proposital. O que acontece é que o que a gente vive hoje, apesar de não ser uma ditadura, é um governo que tem saudade daquela época, que acha que aquela fase foi boa; um governo que tem como herói um torturador. Então, talvez o que está acontecendo hoje e o que aconteceu naquela época tenham conexão independentemente do filme, infelizmente", opinou.

"Paraíso Tropical"

Wagner Moura está no ar na reprise de "Paraíso Tropical", pelo canal Viva. A novela é de Gilberto Braga, que morreu na semana passada aos 75 anos. Na mesma entrevista para o O Globo, Moura lamentou a morte do autor.

Fui muito feliz fazendo aquela novela, orgulhoso de ter entrado para esse time seleto de vilão de Gilberto Braga e lamento muito a morte dele. É um dos grandes escritores de novela da história do Brasil. Ele fez a que é, para mim, uma das melhores novelas brasileiras de todos os tempos, 'Vale Tudo'. Era um cara muito interessante. Eu convivi pouco com ele, mas em todas as vezes que estive com ele me diverti muito. Porque ele era uma figura que falava bem devagar, mas falava barbaridades. Era contrastante.