Topo

Igor Cosso diz já ter sido ameaçado antes de se assumir gay: 'Muito medo'

Igor Cosso e o namorado, o dançarino Heron Leal - Reprodução/Instagram
Igor Cosso e o namorado, o dançarino Heron Leal Imagem: Reprodução/Instagram

Lucas Pasin

De Splash, no Rio

25/10/2021 04h00

Igor Cosso, destaque da novela "Salve-se Quem Puder", da Globo, vem relatando nas redes sociais a perda de muitos seguidores após ter passado a publicar fotos demonstrando afeto ao namorado, o dançarino Heron Leal.

O ator, de 30 anos, conversou com Splash durante um evento no Rio e revelou que, apesar do preconceito, expor seu relacionamento, algo que lhe gerava tanto medo, traz hoje uma grande sensação de liberdade.

O artista, ao falar pela primeira vez sobre ser gay, em junho de 2020, escreveu "espero que não me falte trabalho". O medo profissional passou e Igor agora se enxerga como uma figura representativa para outros jovens.

Venho aprendendo a lidar com a repercussão do meu relacionamento. Postei uma foto de um beijo na boca com meu namorado e muitos pararam de me seguir. Falei sobre ter perdido seguidor, mas isso de fato não importa. Falo sobre isso para questionar: por que uma foto de afeto de dois homens incomoda tanto? Recebi mensagens do tipo: 'Ser gay, tudo bem, mas postar beijo é demais. Por quê? E digo, é por que não vemos isso fora da nossa bolha. Que eu seja essa representatividade então.

Igor Cosso relata nas redes sociais que perde seguidores por foto com o namorado - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Igor Cosso relata nas redes sociais que perde seguidores por foto com o namorado
Imagem: Reprodução/Instagram

Se agora Igor fala com tranquilidade do tema, nem sempre foi assim. O artista lembra que já foi ameaçado de ter sua intimidade exposta:

Tinha muito medo de perder trabalho, a maioria [dos atores gays] tem. Para o homem é ainda mais complicado. Por isso fiquei tanto tempo sem falar sobre. Desde os meus 18 anos já tinha namorado um homem, e nunca falei. Morria de medo mesmo. Situações que só eu sei, até de jornalista ficar sabendo [sobre ser gay] e me ameaçar.

Igor não queria viver para sempre sem falar de seus relacionamentos. Para ele, "viver sua verdade" o ajuda a ser um artista melhor:

Quando passou esse medo, e eu falei sobre, vi que as coisas melhoraram. Tenho feito muito mais publicidades, por exemplo, e também ganhei seguidores depois de perder. Isso porque as pessoas se identificam mais comigo por saberem de fato quem eu sou. Não tive representatividade de atores e artistas homens que falassem sobre ser gay quando eu era mais novo. E hoje, recebo muitas mensagens de garotos que querem se sentir livres para viver a verdade deles. Consigo ajudar, e quero ser essa representatividade cada vez mais. Publico fotos hoje sabendo disso.

Apaixonado, Igor faz planos ao lado de Heron:

Queremos ter filhos, casar, e fico feliz em poder naturalizar falar sobre isso. Esse amor é natural.