PUBLICIDADE
Topo

Emmy

Tudo sobre a maior premiação da TV mundial


Gillian Anderson responde 'gafe' de repórter sobre Thatcher e 'The Crown'

Gillian Anderson viveu Margaret Thatcher em "The Crown" e ganhou prêmio de melhor atriz coadjuvante em drama - Des Willie/Netflix
Gillian Anderson viveu Margaret Thatcher em "The Crown" e ganhou prêmio de melhor atriz coadjuvante em drama Imagem: Des Willie/Netflix

De Splash, em São Paulo

20/09/2021 13h48Atualizada em 20/09/2021 14h04

Ganhadora do Emmy 2021 de melhor atriz coadjuvante por "The Crown" (Netflix), Gillian Anderson foi questionada se Margaret Thatcher sabia do trabalho na série — mesmo a ex-premiê falecendo há oito anos.

A atriz foi consagrada no Emmy justamente pelo papel de viver a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher em "The Crown". Na coletiva, Gillian foi questionada por uma repórter da emissora de rádio American Urban Radio Networks se conversou com Thatcher sobre a atuação na série da Netflix.

Mas a "dama de ferro" morreu em 2013 e a série lançada em 2016, com Thatcher sendo representada só em 2020 na quarta temporada.

Educadamente e com a expressão de surpresa, Gillian respondeu a repórter:

Não falei com Margaret [Thatcher]. Gillian Anderson

Margaret Thatcher morreu aos 87 anos após sofrer um derrame. Antes de Theresa May, Thatcher era a primeira e única mulher a ser premiê no Reino Unido. Ela liderou os conservadores a três vitórias eleitorais, governando de 1979 a 1990, o maior período contínuo no governo para um primeiro-ministro britânico desde o início do século 19.

A partir de 2003, ela sofreu vários derrames e foi hospitalizada por diversas vezes. Sua gestão divide opiniões do Reino Unido, já que foi marcada por políticas que impactaram o aumento do desemprego, não se opor ao apartheid sul-africano e se envolver na Guerra das Malvinas com a Argentina.

Enquanto autoridades lamentavam e falavam da figura de Thatcher, grupos de britânicos chegaram a comemorar sua morte.

Margaret Thatcher - PA Images via Getty Images - PA Images via Getty Images
A primeira-ministra Margaret Thatcher em discurso após atentado a bomba, em 1984
Imagem: PA Images via Getty Images

Após costurar a resposta, a atriz comentou sobre a demora dos Estados Unidos em ter uma líder feminina e apontou que esse papel pode ser da vice-presidente Kamala Harris.

Gillian ficou responsável de viver a primeira-ministra e explorar a relação da chefe de governo com a chefe de Estado, a rainha Elizabeth 2ª — papel que deu à Olivia Colman o Emmy de melhor atriz.

Se o estadunidense pode errar a notícia, o brasileiro tem aval para fazer meme. A expressão de Gillian enquanto ouvia a pergunta e segurava o prêmio virou piada por parte dos fãs da série.

Emmy Awards 2021: Confira os looks dos famosos na premiação