Topo

Diego Moraes: o repórter que derreteu nossos corações nas Olimpíadas

De Splash, em São Paulo

16/08/2021 12h01

Dizem que as Olimpíadas despertam o nosso melhor, e foi nesse lado positivo do espírito olímpico em que brilhou Diego Moraes, repórter da TV Globo e do SporTV.

Ele emocionou o Brasil de diferentes maneiras: com a namorada atleta, com um ídolo, e com o reconhecimento nacional de sua trajetória.

Imagem: Reprodução/ Instagram

A história do jornalista, de 33 anos, chegou ao público em 2016, quando o lado jornalístico de Moraes se encontrou com outro bastante importante na vida do repórter: o de atleta de caratê.

Imagem: Globo/Ronaldo Gonçalo

Moraes parou de lutar aos 18 anos, mas, quando soube que a modalidade estaria presente nas Olimpíadas de Tóquio 2020, ligou para a antiga técnica e voltou a treinar.

Assim, surgiu a ideia de juntar o lado atleta ao jornalista na série Diego San, apresentada no "Esporte Espetacular".

Disponível no Globoplay, a série estreou em 2017 e acompanhou a trajetória de Moraes ao tentar alcançar o sonho de se tornar um atleta olímpico. Foram 34 episódios exibidos ao longo de quatro temporadas.

No entanto, Diego Moraes foi eliminado na última fase da disputa pela vaga, em Portugal, e não foi às Olimpíadas como atleta. Os perrengues, as vitórias e as derrotas podem ser assistidos em Diego San.

Idealizei e criei essa série também para mostrar para os jovens e crianças pretas e pobres do brasil que alguém preto pode ser protagonista, de luvas ou de microfone
Diz o jornalista no episódio final de Diego San

A Splash, o repórter-carateca revelou ver com outros olhos os atletas presentes nos Jogos.

Segundo ele, a vivência de buscar uma vaga o fez um jornalista diferente, pois entende a pressão psicológica e o desgaste físico de buscar o topo do ranking.

Senti todas as emoções e os sentimentos do ciclo olímpico de um atleta. Isso me amadureceu também como jornalista e como pessoa. Foi além do esporte.

Mesmo fora da competição, Diego Moraes conseguiu concretizar a vontade de ir aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: ele foi escolhido para fazer parte do grupo de repórteres da TV Globo enviados ao Japão para acompanhar de perto as competições.

Não faltaram momentos de emoção durante as Olímpiadas, e Moraes protagonizou alguns daqueles de amolecer até o mais frio dos corações.

Imagem: Reprodução/ Rede Globo

Abraço na Namorada

Um deles aconteceu quando Aline Silva, atleta de luta olímpica, foi eliminada nas oitavas. Diego Moraes estava acompanhando como repórter, mas ao encontrá-la chorando na zona mista, a consolou com um abraço.

Acredito que as pessoas tenham percebido quanto orgulho eu tenho dela como pessoa, como atleta, como mulher.

Reconhecimento

Outro momento que chamou a atenção aconteceu durante uma coletiva de imprensa do vôlei de praia, quando Alison Cerutti, o Mamute, conheceu Moraes e o parabenizou pela jornada de atleta.

Fiquei muito feliz ao ver um cara que foi prata em Londres e campeão no Rio de Janeiro emocionado com a minha história. Isso só mostra que valeu a pena.

Para o jornalista, tanto o momento com Aline Silva, quanto com Mamute, ficaram marcados na memória e são considerados como vitórias para ele.

"Ganhei duas medalhas de ouro nas Olimpíadas: na cobertura da Aline e com o reconhecimento do Alisson."

O caratê não estará nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, pois ele não é esporte olímpico e esteve na competição deste ano por decisão do Japão, como sede. No entanto, Diego Moraes pretende estar novamente como jornalista.

Meu objetivo é contar histórias, fazer com que as pessoas tenham cada vez mais orgulho dos atletas que representam nosso país e entendam que eles dão o máximo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Diego Moraes: o repórter que derreteu nossos corações nas Olimpíadas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade