Topo

Kevin Feige sobre criticas a Tilda Swinton em 'Doutor Estranho': 'Alerta'

Reprodução/Marvel
Imagem: Reprodução/Marvel

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

20/05/2021 20h34

O presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, comentou recentemente sobre a controversa escalação de Tilda Swinton em "Doutor Estranho", no ano de 2016. Em entrevista à revista Men's Health,o CEO relatou que as críticas e a reação negativa do público devido ao papel de Swinton como o ancião, originalmente tibetano nos quadrinhos, foi um "chamado para acordar".

Achamos que estávamos sendo muito inteligentes e inovadores. Não vamos fazer o clichê do homem asiático enrugado, velho e sábio. Mas foi um sinal de alerta dizer: 'Bem, espere um minuto, existe alguma outra maneira de descobrir isso? Existe alguma outra maneira de não cair no clichê e escalar um ator asiático?' E a resposta para isso, claro, é sim. "A

Na época, a Marvel Studios defendeu a escalação de Tilda Swinton, dizendo que apoia a diversidade e a liberdade criativa na indústria cinematográfica. No comunicado emitido, eles escreveram:

A Marvel tem um registro muito forte de diversidade em sua seleção de filmes e regularmente se afasta de estereótipos e material de origem para dar vida ao seu MCU [Universo Cinematográfico da Marvel]. O ancião é um título que não pertence exclusivamente a um personagem, mas sim um apelido transmitido ao longo do tempo, e neste filme em particular a personificação é celta. Estamos muito orgulhosos de ter a extremamente talentosa Tilda Swinton retratando esse personagem único e complexo ao lado de nosso elenco ricamente diversificado.