Topo

Glória Pires será ‘Vovó Ninja’ em novo filme de Bruno Barreto

Glória Pires no set de 'Vovó Ninja'
Glória Pires no set de 'Vovó Ninja'
Stella Carvalho/Divulgação

De Splash, em São Paulo

28/04/2021 09h33

Glória Pires se prepara para voltar aos cinemas como uma avó bem diferente. Ela é Arlete, protagonista de "Vovó Ninja", novo filme de Bruno Barreto que começou a ser gravado essa semana em uma fazenda em Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo.

Arlete recebe em sua fazenda os três netos (Angelo Vital, Luiza Salles e Michel Felberg), depois de muito tempo sem vê-los, e eles descobrem que a avó tem algumas "habilidades fora do comum" após uma tentativa de roubo no local.

Continua depois da publicidade

Quais essas habilidades são, ainda não sabemos, mas Glória diz a Splash que tem se preparado bem. "Me reaproximei da prática do Tai Chi Chuan e tenho treinado diariamente, o que me dá muita satisfação".

O diretor Bruno Barreto, por sua vez, conta que está trabalhando em "umas boas cenas de ação", mas elas não são o foco central do filme.

O foco é a emoção, porque essa história é sobre como os netos reaproximam a mãe da avó. É um filme para a família, que vai agradar do avô ao neto.
Bruno Barreto

O cineasta tem conexões pessoais com a trama:

Ele foi criado, ou como diz, "mimado" pela própria avó, e passava os verões na fazenda dela. E a história de "Vovó Ninja" também o recordou de seu primeiro filme, "Tati" (1973), que acompanhava uma mãe solteira (Dina Sfat) e sua filha Tati, de 6 anos.

"Como diria Fernanda Montenegro, criança e cachorro acabam sempre roubando a cena, porque eles não estão atuando", diz ele.

Continua depois da publicidade
Stella Carvalho/Divulgação - Stella Carvalho/Divulgação
Bruno Barreto nos bastidores do filme 'Vovó Ninja'
Imagem: Stella Carvalho/Divulgação

Glória também é só elogios aos colegas de cena mirins. "O mais novo tem nove anos, e os três são extremamente profissionais e talentosos, estou me divertindo muito com todo o processo".

A atriz, aliás, também se interessou pelo projeto pelo seu lado emocional.

Fala sobre algo que todos experimentamos na pandemia: o exercício da convivência, seus momentos difíceis e suas delícias, com humor e reflexões comuns à todos as idades.
Glória Pires

Parceria

"Vovó Ninja" ainda marca uma nova parceria de Glória com o Bruno Barreto, que já a havia dirigido em "Flores Raras" (2013). E o reencontro está sendo maravilhoso para o diretor, que admite ser um fã de longa data da atriz, desde que a viu em "A Partilha" (2001), de Daniel Filho.

Continua depois da publicidade

"A única carta de fã que escrevi na minha vida foi para a Gloria Pires", lembra. "Tinha uma cena em que ela está bêbada no banheiro, e eu fiquei encantado. Fazer uma cena bêbado é um campo minado para qualquer ator. A fronteira entre o caricato e o de verdade é muito tênue".

E quando estreia?

A estreia de "Vovó Ninja" está prevista para o segundo semestre deste ano. Também estão no elenco Matheus Ceará, Dadá Coelho, Leandro Ramos, Luiza Nery, Thiago Justino e Pedro Miranda. O filme é uma coprodução da Galeria Distribuidora com a LC Barreto e o Grupo Telefilms.