Topo

Por que o 'filtro amarelo' usado nos filmes de Hollywood é problemático?

O filtro amarelo em "Resgate" da Netflix: entenda por que recurso não deveria ser usado
O filtro amarelo em "Resgate" da Netflix: entenda por que recurso não deveria ser usado
Netflix/Reprodução

De Splash, em São Paulo

24/04/2021 04h00

Já reparou que toda vez que um filme de Hollywood retrata algum lugar no México ou em países do sul da Ásia, como a Índia, a tela ganha tons amarelados? O tal "filtro amarelo" dos longas não é novidade e pode até parecer inofensivo, mas seu real significado acaba sendo muito pior.

Continua depois da publicidade

Um tweet viralizou nesta semana, ironizando a tal imagem amarelada que alguns países ganham quando são retratados no cinema. Essa insistência em mostrar certos lugares com um filtro amarelo revela algumas intenções bastante problemáticas.

Entenda por quê.

É incômodo. Combina muito com o jeito que racistas ocidentais enxergam essas pessoas e países tão vibrantes. Usar esses filtros reforça estereótipos sobre esses locais e quem vive ali.

lamenta Sulymon, um analista de negócios americano com família indiana e paquistanesa, ao "Matador Network"

A ideia

Supostamente, a intenção do filtro amarelo é retratar climas mais quentes, áridos e tropicais, o que explicaria o uso em certas regiões da Ásia ou da América Latina.

O resultado

Porém, o tom amarelo faz os lugares parecerem ameaçadores, sujos, primitivos. A impressão passada é de que esses países são mais feios e "atrasados" em relação a nações ocidentais, contribuindo para um retrato negativo deles.

Continua depois da publicidade

O mesmo filme pode usar diferentes filtros dependendo do que está retratando. "Traffic: Ninguém Sai Limpo", de Steven Soderbergh, abusa do filtro amarelo ao mostrar o tráfico de drogas no México, mas usa um filtro azul ao mostrar cenas nos EUA.

Em "Breaking Bad", é moleza saber se uma cena está se passando no México: só reparar no filtro amarelo sendo usado e abusado nos takes!

Continua depois da publicidade

No ano passado, quando lançou "Resgate", a Netflix compartilhou bastidores das gravações no Twitter e foi duramente criticada justamente pelo filtro amarelo usado na edição final. O céu de Bangladesh, país onde se passa o longa, é naturalmente azul e ganhou o tom amarelado no corte final.

Por que é ruim

O tal filtro amarelo é usado para retratar estereótipos negativos sobre um lugar desbravado por um herói branco. São países pintados com muita pobreza, drogas, gangues e guerra. É uma maneira de diferenciar a sociedade ocidental, em especial dos EUA, do mundo em desenvolvimento.

Quando assistir de novo a um filme ou série com a imagem amarelada, vale a pena pensar se aquele retrato é realmente justo. Países latino-americanos e asiáticos podem ter muito mais a mostrar do que somente seus lados negativos.