PUBLICIDADE
Topo

Polêmicas, arrependimentos: relembre declarações de Xuxa que pegaram mal

Xuxa Meneghel
Xuxa Meneghel
Blad Meneghel/Divulgação

De Splash, no Rio

19/04/2021 14h09

Não é de hoje que Xuxa tem dado declarações polêmicas e recebido bastante críticas por isso. De uns tempos para cá, a apresentadora decidiu falar abertamente sobre assuntos diversos: homofobia, racismo, abuso sexual e maus tratos aos animais são alguns deles.

Continua depois da publicidade

Os temas são importantíssimos e necessários, embora Xuxa acerte muitas vezes e seja aplaudida por isso, ela já cometeu alguns deslizes e até se arrependeu de algumas falas.

'Tenho uma pele que queria que fosse negra'

Xuxa disse à Taís Araújo no "Superbonita" que gostaria de ser negra na próxima encarnação.

"Eu ia me amar muito, ia me olhar no espelho toda hora", disse.

"Também me amo, mas o problema não sou eu. É o mundo lá fora", explicou Taís.

'Queria vir assim'

"...Tenho uma pele que queria muito que fosse dourada, morena, negra. Se pudesse escolher, queria vir assim", reforçou Xuxa.

"Pede para vir com o espírito preparado pra aguentar bomba também", concluiu Taís.

No Twitter, a fala da apresentadora repercutiu bastante.

Continua depois da publicidade

'Acham que só existem mulata e negro'

A polêmica do "Superbonita", fez um vídeo antigo ser resgatado no Twitter, de quando Xuxa estava no auge como apresentadora infantil, emocionada, dizendo que as pessoas "lá fora acham que só existem mulata e negro neste país, sabem hoje que existem loiros".

Blackface

Em 1992, Xuxa se caracterizou de boneca de piche para apresentação de um número de dança com Grande Otelo. Pedro Bial relembrou esse momento em seu programa.

Continua depois da publicidade

Se você parar para ver hoje, todos os meus programas, 80% deles politicamente incorretos, a maneira que eu falava com as crianças, as coisas que eu fazia, o jeito que me vestia, as músicas que tocavam. Era uma coisa que teria sido crucificada se tivesse feito isso hoje em dia.

Brincar de índio

Por falar em polêmica nos anos 80, já que hoje é Dia do Índio, a apresentadora não só se caracterizou de indígena, como levou alguns índios ao seu programa para assisti-la cantar e dançar a música "Brincar de índio" com as paquitas, todas loiras...

Testes em presidiários

Xuxa defendeu que produtos como cosméticos e remédios sejam testados em prisioneiros, ao invés de animais em uma live no Instagram da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).

Continua depois da publicidade

Na minha opinião, existem muitas pessoas que fizeram muitas, muitas coisas erradas e estão aí pagando pelos seus erros num ad eternum, para sempre em prisões. Poderiam ajudar nesses casos.

Ela ainda acrescentou: "Pelo menos serviriam para alguma coisa antes de morrer, para ajudar a salvar vidas".

A repercussão negativa do comentário foi tanta, que Xuxa foi até suas redes se desculpar de madrugada.

"Não usei as palavras certas, quis falar sobre muitos assuntos... Também julguei, também maltratei, usei palavras que não deveriam ser usadas, então estou aqui para pedir desculpas para vocês".

Continua depois da publicidade

'Enganada, manipulada, roubada'

Xuxa deu uma entrevista à revista "Veja", em janeiro, afirmando que "não tinha voz ativa e obedecia ordens" não só de Marlene Matos, ex-diretora de seus programas na Globo, mas também de outras pessoas que estavam envolvidas na administração de sua carreira.

Marlene Mattos dirigiu os programas de Xuxa Meneghel durante 18 anos - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Marlene Mattos dirigiu os programas de Xuxa Meneghel durante 18 anos
Imagem: Reprodução/Instagram

Poderia ser duas ou três vezes mais rica. Fui tudo o que as pessoas imaginam: enganada, usada, manipulada, roubada. Quando falo disso, vem logo a imagem da Marlene, mas não foi só ela. Fui passada para trás por coreógrafo, maquiador, fotógrafo. Digo, sem vergonha, que fui inocente, burra mesmo.

Continua depois da publicidade

Maconha

Xuxa disse em entrevista à Luana Piovani em 2019, que Sasha disse que ela deveria experimentar maconha.

"Minha filha sempre fala: 'Mãe, você tem certeza que não quer provar maconha?", disse.

O assunto fez as pessoas se dividirem nas redes sociais. Em janeiro, Xuxa voltou a falar sobre o asunto à "Veja".

"Sempre querem saber se a Sasha fuma maconha. Nao fuma. Ela própria me contou que já provou, mas não é a dela. Inclusive, agora virou evangélica, religiosa ao extremo".