Topo

Página Cinco

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Os fantasmas e os amores do assombrado Adolfo Bioy Casares

Rodrigo Casarin

Colunista do UOL

02/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Discuti com seu autor os pormenores de sua trama, que acabo de reler; não me parece impreciso ou hiperbólico qualificá-la de perfeita".

Essas palavras estão no prólogo de "A Invenção de Morel", livro de estreia do argentino Adolfo Bioy Casares publicado em 1940, quando o autor tinha apenas 26 anos. E quem aponta perfeição no romance não é um leitor qualquer, mas Jorge Luis Borges, um dos grandes nomes da literatura no século 20.

Borges e Bioy Casares foram grandes amigos. Trocavam ideias, elogios mútuos, escreviam a quatro mãos sob pseudônimos como Honorio Bustos Domecq. Um tanto dessa amizade estará no papo que vocês ouvirão a seguir. Completavam um grupo de camaradagem literária Victória Ocampo, editora da revista Sur, e Silvina Ocampo, outra escritora monumental, com quem Bioy foi casado e também escreveu em conjunto.

Aliás, quem quiser conhecer melhor a obra e Silvina, recomento o papo com a tradutora Livia Deorsola na edição 141 aqui do podcast. Hoje o foco estará mesmo em Adolfo Bioy Casares.

Além de "A Invenção de Morel", obra central na literatura latino-americana, são dele livros como "Plano de Fuga", "O Sonho dos Heróis" e "Dormir ao Sol". A obra completa do argentino está publicada no Brasil em 3 tomos editados pela Biblioteca Azul.

Quem eu convidei para conversar sobre Bioy Casares é Cristhiano Aguiar, autor de "Gótico Nordestino" (Alfaguara). O Cristhiano também é crítico literário, professor universitário e pesquisador de literatura latino-americana. Além de profundo admirador de Bioy Casares.

O podcast do Página Cinco está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Deezer, no SoundCloud e no Youtube.

Você pode me acompanhar também por essas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.