Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Fiuk é mais criticado por beijo no BBB 21 do que por atuação em novela

BBB 21: Fiuk num dos muitos momentos em que não sabe o que falar e como reagir às situações que surgem no reality - Reprodução/ Globoplay
BBB 21: Fiuk num dos muitos momentos em que não sabe o que falar e como reagir às situações que surgem no reality Imagem: Reprodução/ Globoplay

Colunista do UOL

05/02/2021 15h33Atualizada em 30/04/2021 21h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Num "BBB" com conflitos muito pesados, é preciso realçar o papel de Fiuk como alívio cômico. Não que essa seja a intenção, mas o seu completo desconforto no meio desta festa errada em que entrou tem rendido momentos impagáveis.

Como se sabe, o ator se preparou de forma incompleta, para não dizer equivocada, para a tarefa. Teve aulas de história e feminismo, o que é importante, mas não se deu conta que precisava também de lições de improvisação.

Aprendeu sobre body shaming, construção de padrões de beleza e autonomia feminina, mas se esqueceu que também precisava aprender a relaxar e se divertir. E saiu falando frases desconexas, que não encaixam na sua boca e soam como esquete de programa de humor.

Desconfio que Fiuk não vislumbrou o tamanho dos problemas que enfrentaria nos Estúdios Globo. Não o avisaram que as dificuldades vivenciadas ao interpretar papéis com roteiro seriam ainda maiores numa atração com texto livre.

Fiuk tem chorado muito. Vejo isso como uma verdadeira entrega do ator ao papel de participante do BBB. Mas Rafael Portugal, impiedoso, viu de outra forma. Contou que uma espectadora "queria saber se o Fiuk toma banho?" E respondeu: "A quantidade de banho de lágrimas que ele toma todo dia já tá limpo".

Fiuk protagonizou com Thais o primeiro beijo da edição. Mas claramente não queria fazer isso. "Não queria nem ficar com ela, porque tipo assim... Juro por Deus, eu não estou pronto para emendar uma relação aqui. É muito complicado", explicou o ator.

O diretor de cena que sopra orientações ao seu superego estava distraído na hora e deixou que o ator passasse por um constrangimento escolar memorável.

Para se ter uma ideia, o beijo foi mais criticado que a atuação de Fiuk como Ruy em "A Força do Querer", o que eu considero uma injustiça. Segundo os estudiosos no assunto, faltou química entre o casal. Não teve entusiasmo. Vontade. Essas coisas.

Antes de rolar o grande momento, Thaís percebeu que havia algo errado e perguntou para o ator: "Você tá se sentindo pressionado pra fazer alguma coisa?". Fiuk negou: "Não, tô com vergonha mesmo." Depois ainda diria: "Eu não vivi meus 15 anos, eu tô vivendo eles agora".

Uma das professoras que Fiuk teve antes de entrar no programa explicou que foi procurada por um produtor do cantor. "Eles queriam que eu desse um choque de realidade no Fiuk usando a História, porque ele, de fato, vive numa bolha".

O choque maior de realidade quem está tendo é o público. O despreparo de Fiuk para o "BBB" é absolutamente fascinante. Meus parabéns a quem o escalou e a quem apoiou que ele aceitasse a tarefa.