Topo

Mauricio Stycer

Globo afasta por precaução três equipes que cobriram a vitória de Covas

Tumulto no diretório do PSDB em São Paulo onde Bruno Covas discursou após a vitória na eleição municipal - Reprodução
Tumulto no diretório do PSDB em São Paulo onde Bruno Covas discursou após a vitória na eleição municipal Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

30/11/2020 10h50Atualizada em 30/11/2020 16h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Três equipes de jornalismo, duas de TV e uma do site de notícias, da Globo foram afastadas do trabalho depois da cobertura do discurso da vitória de Bruno Covas em um diretório do PSDB, em São Paulo, na noite de domingo (29). O tucano festejou no local a reeleição à prefeito de São Paulo.

O evento, caótico, com dezenas de pessoas apinhadas em um espaço pequeno, não permitiu que os profissionais respeitassem as exigências de distanciamento social. Todos os presentes foram submetidos ao risco de contaminação pela covid-19.

Ao vivo, a jornalista Rosana Cerqueira, falando com Cesar Tralli na GloboNews, chegou a reclamar da situação. Ela disse que as condições de trabalho estavam difíceis no local. Na manhã desta segunda-feira, o apresentador Rodrigo Bocardi também criticou a aglomeração vista no diretório do PSDB.

Os profissionais da Globo foram orientados a não voltar para a empresa depois do evento. Eles ficarão de quarentena por duas semanas.

Procurada, a Globo confirmou a medida tomada e informou: "Foi uma medida apenas preventiva, por causa das aglomerações que aconteceram no final das campanhas. A mesma medida foi tomada no Rio e em Recife."

Os jornalistas que tiveram contato com Guilherme Boulos (PSOL) durante a semana passada também foram afastados preventivamente. O candidato anunciou na sexta-feira que contraiu a covid-19. Em consequência, a Globo cancelou o debate que realizaria naquela noite entre os dois candidatos.