Topo

Mauricio Stycer

"Órfãos da Terra" e série de comédia da Netflix ganham o Emmy Internacional

Jamil (Renato Góes) e Laila (Julia Dalavia) em Órfãos da Terra  - Divulgação/ TV Globo
Jamil (Renato Góes) e Laila (Julia Dalavia) em Órfãos da Terra Imagem: Divulgação/ TV Globo

Colunista do UOL

23/11/2020 14h11Atualizada em 24/11/2020 17h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Novela da faixa das 18h exibida entre abril e setembro de 2019, "Órfãos da Terra", de Duda Rachid e Thelma Guedes, venceu o Emmy Internacional de melhor novela. A trama mostrou o drama vivido por imigrantes sírios, fugidos da guerra. É o segundo Emmy conquistado pela dupla de autoras. Em 2014, elas ganharam com "Joia Rara".

Nos últimos dois anos, nenhuma novela da Globo foi indicada ao prêmio. A última vitória de uma produção brasileira nesta categoria havia sido de "Verdades Secretas", em 2016. Outras novelas brasileiras que venceram o Emmy Internacional: "Império" (2015), "Lado a Lado" (2013), "O Astro" (2012) e "Caminho das Índias" (2009).

Ninguém tá olhando - Foto: Reprodução - Foto: Reprodução
Kéfera (Miriam), Augusto Madeira (Fred Angelus) e Victor Lamoglia (Ulisses) em "Ninguém Tá Olhando"
Imagem: Foto: Reprodução

A comédia "Ninguém Tá Olhando", dirigida por Daniel Rezende e produzida pela Gullane para a Netflix, venceu como melhor comédia do ano. A série mostra a rotina de um grupo de anjos da guarda e é levemente inspirada no filme "Cidade dos Anjos".

O documentário "Vertige de la Chute (Ressaca)", vencedor como programa de arte, tem como tema um grupo de dançarinos que tentam salvar o Theatro Municipal do Rio de Janeiro de uma crise financeira. Trata-se de uma coprodução entre Brasil (Cafeína Produções) e França (France Télévisions / Babel Doc). Vai estrear em 2021 no Canal Brasil.

"Canta Comigo", show de talentos da Record, apresentado por Gugu Liberato, estava disputando como reality show, mas não venceu. Também disputaram, sem sucesso, o ator Raphael Logam, pela segunda vez por seu trabalho em "Impuros", série da Fox, e Andrea Beltrão por sua atuação em "Hebe", da Globo.

A novela

Num mundo em conflito, marcado por polarização política, radicalização religiosa e preconceitos morais de todos os tipos, "Órfãos da Terra" investiu numa verdadeira utopia. E se fosse possível deixar a intolerância de lado e respeitar o próximo exatamente como ele é?

Thelma Guedes e Duca Rachid se dedicaram, ao longo de 154 capítulos, a apresentar situações críticas e propor soluções a diferentes grupos que sofrem por causa da intolerância.

O tema principal, o drama de refugiados de guerra da Síria, logo se expandiu. Em torno do centro comandado por um padre progressista e humanista, Zoran (Angelo Coimbra), outros expatriados, da África e da América do Sul, encontraram guarida para reunir forças e seguir novos caminhos no Brasil. O apelo por solidariedade e empatia foi insistentemente apresentado como uma necessidade de primeira ordem.

A lista completa dos vencedores
Novela: "Órfãos da Terra"
Comédia: "Ninguém Tá Olhando"
Drama: "Delhi Crime"
Programa de arte: "Vertige de la Chute (Ressaca)"
Atriz: Glenda Jackson em "Elizabeth is Missing"
Ator: Billy Barratt em "Responsible Child"
Documentário: "For Sama"
Reality: "Old People's Home For 4 Year Olds"
Programa em língua não-inglesa: "Reina Del Sur" e "Grammy Internacional"
Curta: "Marty is Dead"
Filme ou minissérie: "Responsible Child"