Topo

Mauricio Stycer

Mion corrige erro, pede atitude dos peões e Jojo parte para cima de Biel

A Fazenda 2020: Discussão entre Jojo Todynho e Biel agita formação da oitava roça - Reprodução/Playplus
A Fazenda 2020: Discussão entre Jojo Todynho e Biel agita formação da oitava roça Imagem: Reprodução/Playplus

Colunista do UOL

04/11/2020 09h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A participação de Jojo Todynho na "Fazenda 12" tem um antes e um depois: a roça que eliminou Cartolouco e manteve Biel no programa, no dia 8 de outubro. Naquela noite, o apresentador Marcos Mion falou para ela baixar a bola. Foi um erro feio.

"Você é uma mulher que defende os seus princípios, defende a sua história. Mas você também já viu que a intensidade com a qual você se defende e defende os seus princípios, às vezes, pode machucar", disse Mion para Jojo.

A cantora havia começado animadíssima no reality show - espontânea, corajosa, enfrentando os adversários. A partir daquela noite, porém, Jojo passou a se dedicar mais à tal "tese" que está desenvolvendo, mais pensando do que falando.

Continuou uma participante engraçadíssima, com ótimas tiradas sobre o cotidiano da "Fazenda", mas perdeu o ímpeto, a força, que mostrou no início.

Nesta terça-feira (03), finalmente, Jojo acordou. Parece que foi a única a entender o novo recado de Mion, dado durante a roça. Aflito com a ausência de conflitos e a falta de disposição dos participantes em se posicionarem, o apresentador cobrou atitude, exigiu justificativas, pediu coragem.

E foi o que Jojo fez ao justificar o seu voto em Biel. A cantora inicialmente disse que votaria no rival por ter sido chamada de "fake", o que ela realmente não é. Diante da reação do cantor, Jojo foi além e afirmou que votaria nele por causa de um comentário ofensivo.

"Ele falou pra mim que eu não gostava dele 'porque eu sou branco'? Eu falei pra ele que não. Eu nunca usei minha cor nem minha história para chegar em lugar nenhum. Racismo reverso não existe. O típico racismo branco, nunca será".

É a primeira vez, creio, que um participante vota na "Fazenda" levantando a bandeira da discriminação racial. Biel sentiu o golpe e disse, ainda durante o programa, que não estava conseguindo pensar em outra coisa. É uma discussão que promete muito.