PUBLICIDADE
Topo

Ex-Globo, Alexandre Garcia e Sidney Rezende são contratados pela CNN Brasil

Alexandre Garcia, novo contratado da CNN Brasil  - Divulgação
Alexandre Garcia, novo contratado da CNN Brasil Imagem: Divulgação
Mauricio Stycer

Mauricio Stycer é jornalista desde 1985. Repórter e crítico do UOL, colunista da Folha de S.Paulo, passou por Jornal do Brasil, Estadão, Folha, Lance!, Época, CartaCapital, Glamurama Editora e iG. É autor de "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018).

Colunista do UOL

20/07/2020 09h00

Dois jornalistas veteranos, com participações importantes no Grupo Globo, estreiam na próxima segunda-feira (27) na CNN Brasil. Alexandre Garcia e Sidney Rezende farão participações diárias, ao vivo, em um novo quadro, o "CNN - Liberdade de Expressão"

De título provocativo, querendo sugerir que a CNN abre espaço para as opiniões de seus jornalistas, o quadro irá ao ar a partir das 7h, no jornal "Novo Dia", com apresentação de Rafael Colombo e Elisa Veeck.

É importante observar que Garcia e Rezende, de posições nitidamente distintas no atual cenário político, não irão debater na CNN. As participações serão individuais, cada um em um horário diferente.

Garcia tem manifestado apoio explícito ao presidente Jair Bolsonaro, além de criticar a cobertura da mídia sobre o governo. Já Rezende tem escrito de forma bastante crítica sobre a atual gestão.

Os novos comentaristas responderão a perguntas do time de âncoras da CNN e farão análises sobre temas atuais dos noticiários.

O quadro será reexibido diariamente a partir das 13h, no jornal "Visão CNN", com os âncoras Evandro Cini e Luciana Barreto, além de permanecer disponível nas plataformas digitais da CNN Brasil.

Sidney Rezende - Leonardo Vilela - Leonardo Vilela
O jornalista Sidney Rezende
Imagem: Leonardo Vilela
Rezende foi demitido da GloboNews em novembro de 2015, onde estava desde 1997, um dia após publicar um texto em seu blog pessoal criticando o jornalismo praticado no Brasil. A Globo negou que houvesse qualquer relação entre os fatos.

Garcia deixou a Globo em dezembro de 2018, após mais de 30 anos de trabalho na emissora. Em comunicado, a empresa informou que o jornalista foi quem decidiu se desligar da emissora e o elogiou por seu legado profissional.

Ao anunciar as contratações, a CNN Brasil cita a passagem de ambos pelo Grupo Globo e diz: "Além de trazer dois comentaristas de peso, o novo quadro marca a volta de Alexandre Garcia e Sidney Rezende ao telejornalismo".

E acrescenta: "As contratações e o formato do novo quadro reafirmam a crença da CNN na liberdade expressão e na pluralidade de opiniões como pilares da democracia e do bom jornalismo".

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL