PUBLICIDADE
Topo

Chapada das Mesas, no Maranhão, tem 89 cachoeiras e um "poço encantado"

O Encanto Azul é uma piscina de água cristalina que brota das rochas da chapada - Alexandre Schneider/UOL
O Encanto Azul é uma piscina de água cristalina que brota das rochas da chapada Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Do UOL, em São Paulo

12/11/2015 08h28

Bahia, Mato Grosso e Goiás têm, respectivamente, suas célebres chapadas Diamantina, dos Guimarães e dos Veadeiros. Mais ao norte do país, porém, existe um recanto natural que não faz feio na frente destes três famosos cartões-postais brasileiros. 

Trata-se do Parque Nacional da Chapada das Mesas, uma área de quase 160 mil hectares no Maranhão que guarda algumas das mais lindas paisagens da região Nordeste. 

O parque e arredores abriga nada menos que 89 cachoeiras: entre as mais famosas estão as quedas d´água do Santuário da Pedra Caída, a maior delas com quase 50 metros de altura. A Cachoeira da Prata e a de São Romão, cercadas pela típica vegetação do cerrado, também merecem uma visita do forasteiro. 

A cachoeira da Pedra Caída, por sua vez, exibe sua queda d'água em um ambiente extremamente selvagem. E a cachoeira de Santa Bárbara é a maior da região: tem 70 metros de altura. 

Para ter uma vista panorâmica de toda a área, o turista deve ir até o Portal da Chapada, uma formação rochosa com uma fenda que lembra o mapa do vizinho Tocantins. De lá, se vê a montanha conhecida como Morro do Chapéu e, ao final do dia, o local oferece um ângulo perfeito para o pôr do sol.  

Se a vontade for nadar, um dos melhores lugares do parque é a piscina natural que parece um "poço encantado" conhecida como Encanto Azul, de água cristalina e situado no meio de íngremes rochedos. O Poço Azul, com água azul turquesa, é também imperdível.  

A principal base de onde contratar guias e realizar incursões à área da Chapada das Mesas é a cidade histórica de Carolina, que fica a 220 km de Imperatriz, onde há aeroporto.