Topo

De butiques a cafés, Riley Park tem atrações criativas em Vancouver, no Canadá

Yigal Schleifer

New York Times Syndicate

04/03/2012 07h01

Por décadas, Main Street em Vancouver, Colúmbia Britânica, tinha pouco da importância ou centralidade que seu nome (rua principal) deixava implícito. Sua extremidade mais baixa, próxima do notório submundo do centro, é um dos piores trechos da cidade, enquanto o restante da Main Street segue para bairros residenciais ordeiros, ligeiramente tediosos, que estão fora do radar da maioria dos visitantes. Uma dessas áreas, Riley Park, está mudando isso. Nos últimos anos, o trecho da Main Street que passa por este bairro tranquilo despontou como um dos mais vibrantes da cidade, com butiques exibindo o trabalho de estilistas locais criativos e pequenos cafés e restaurantes inovadores.


Vancouver Special
3612 Main Street
(604) 568-3673
vanspecial.com

Esta elegante loja de design e utensílios domésticos - o nome irônico se refere a um estilo de casa quadrada e muito feia que foi construída por toda Vancouver nos anos 70 - conta com produtos cuidadosamente escolhidos, desde bonitos isqueiros Tsubota Pearl do Japão (29,99 dólares canadenses) até elegantes vasos de porcelana (de 55 a 400 dólares canadenses) de Lilith Rockett, de Portland, Oregon.

Grub
4328 Main Street
(604) 876-8671
grubonmain.ca

Um salão de jantar aconchegante, drinques bem preparados e um pequeno cardápio rotativo que casa ingredientes locais com sabores franceses e mediterrâneos: não é de se estranhar que este pequeno restaurante está sempre cheio. O jantar com três pratos a preço fixo (32 dólares canadenses, aproximadamente o mesmo em dólares americanos) pode ser uma das melhores relações custo/benefício do país.

I Found Gallery
4578 Main Street
(604) 876-2218
ifoundgallery.com

Situado dentro de um antigo cinema, este empório eclético aberto há dois anos tem uma coleção cuidadosamente escolhida de roupas e óculos vintage. Mas a principal atração aqui é a enorme seleção de joias vintage e pedras semipreciosas, que atraem um fluxo constante de pessoas da praia “faça você mesmo”.

Marché St. George
4393 Saint George Street
(604) 565-5107
marchestgeorge.com

Como o nome deixa implícito, este café agradável e mercado de luxo, que abriu em novembro passado, evoca um ar distintamente europeu. Farte-se de queijos artesanais (3,60 a 11,95 dólares por 100 gramas) da Farm House, uma pequena produtora no interior da Colúmbia Britânica, ou de focaccias (6 dólares por meia porção) feitas pelo septuagenário vizinho italiano do café. (Tradução: George El Khouri Andolfato)