Topo

Como transformar barriga de porco em petisco para comer igual pipoca

Bruno Calixto

Colaboração para Nossa

28/05/2022 04h00

Ingredientes simples e resultado grandioso. É assim que a apresentadora Teresa Cristina define o petisco do bar carioca Costelas, que ela ensina a fazer no episódio do "Botequim da Teresa" com a convidada Camila Pitanga.

O preparo não tem segredo. Cortada em pedaços de cerca de quatro centímetros, a barriga suína diminui de tamanho e ganha crocância ao entrar em óleo quente.

O pulo do gato está em peneirar lemon pepper (mistura pronta de raspas de limão-siciliano, limão-taiti, alho e pimenta-do-reino) sobre a carne logo depois de frita para a gordura absorver os sabores.

Crocante, azedinho e delicioso, o petisco faz jus ao nome "pipoquinha de porco" — a vontade é comer um pedaço atrás do outro.

Pipoquinha de barriga de porco frita temperada com lemon pepper Imagem: Zo Guimaraes/UOL

Receita completa
Aprenda a fazer em casa

INGREDIENTES

  • 500 gramas de barriga de porco
  • 1 garrafa de de óleo de soja ou de algodão
  • Lemon pepper a gosto
  • Sal fino a gosto

MODO DE PREPARO

Cortar a barriga de porco em cubos de quatro centímetros. Fritar em óleo de soja ou de algodão a 180 graus até ficar dourado e crocante.

Ao retirar da fritura, imediatamente peneirar o lemon pepper sobre a carne e mexer um pouco. Se quiser, adicionar sal.

Só dá costela!

Costelas no novo endereço: Praça das Bandeiras Imagem: Reprodução

Embora tenha outros itens no cardápio, como a própria pipoquinha, o bar Costelas nasceu em outubro de 2016 especializado em costelas suína e bovina.

Nada melhor que um nome assim, direto e reto, para pegar tão rápido. Tamanho sucesso fez o estabelecimento comandado por Rodrigo Mendes se mudar de garagem no Estácio para uma loja maior na Praça da Bandeira, bairro conhecido pela botecagem carioca.

Sextas de samba

Botequim da Teresa recebe Camila Pitanga Imagem: Zo Guimaraes/UOL

O "Botequim da Teresa", que vai ao ar todas as sextas, é o programa perfeito para quem ama boa música e papos interessantes. Teresa Cristina resgata a história de bares tradicionais do Rio de Janeiro, faz receitas clássicas de cada um deles e recebe convidados para conversas descontraídas. Assista à nova temporada no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se e receba atualizações fresquinhas).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como transformar barriga de porco em petisco para comer igual pipoca - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL


Botequim da Teresa