Topo

Em reforma de apenas 15 dias, apê alugado se transforma em lar de casal

Sob o comando do arquiteto João Panaggio, apartamento em Copacabana mudou visual ao criar uma nova disponibilidade para o layout de 98 m² Imagem: Wallace Nogueira

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

18/11/2021 04h00

Vale fazer projeto para um apartamento alugado? Ah, se vale! Afinal, pra que esperar até comprar um imóvel para ter a sua identidade bem refletida nos espaços? Foi isso que levou o casal Pablo e Fábio a procurar o arquiteto João Panaggio (@joaopanaggio), para deixar esse apartamento de 98 m² em Copacabana, no Rio de Janeiro, com a cara deles.

Com janelas que enquadram a paisagem sobre a copa das árvores, já havia atrativos suficientes ao olhar para fora. O projeto concentraria forças no living, com intervenções que pudessem ser levadas para a próxima morada da dupla, ou melhor, do quarteto, já que os cães Oliver e Thomas moram com eles.

O casal Pablo e Fábio ao lado do arquiteto, João Panaggio Imagem: Wallace Nogueira

Em apenas 15 dias estava pronto o projeto — sem demolição, apenas alterando a disposição do layout, tudo fica mais simples como mostram os programas de TV.

Assim que pegamos as chaves do imóvel, entramos com as equipes de pintura, iluminação e marcenaria."

O hall ganhou o efeito de caixa, envolvido pela cor verde nas paredes e no teto. Na sala de jantar, molduras aplicadas na parede remetem às clássicas boiseries, diante de móveis nobres: está ali um canto de leitura com a poltrona Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha.

Hall do apartamento na cor verde Imagem: Wallace Nogueira
Poltrona Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha Imagem: Wallace Nogueira

Ao lado, o home office aproveita a luz farta do Rio de Janeiro para o trabalho. A sala de estar com TV é o espaço mais descontraído e inclui o clima industrial em uma releitura mais leve, com sofá em tom de vermelho.

"Seguimos uma base neutra em tons de cinza nas pinturas e marcenaria, pontuando com cores mais vivas no estofamento do sofá e nas obras de arte. No hall, ousamos no color block verde, criando um efeito de caixa", explica João. Dentro e fora do lar, nuances animadas e luz mostram enorme sintonia com o jeito carioca de viver.

Pontos altos do apê de Pablo e Fábio

Espaço reservado para o home office do apê Imagem: Wallace Nogueira
  • Funcionalidade. Um grande banco sob a janela revestido com ladrilhos brancos e rejuntes pretos torna-se um espaço a mais para receber amigos na sala, ou mesmo contemplar a vista.
  • Não é preciso ter muito espaço. Um móvel-bar resolve a parte de receber os amigos e ele pode ser levado para onde o casal for. Essa escolha torna a decoração mais despojada também.
  • Tudo pode ser levado. Por ser um imóvel alugado, o projeto teve soluções de iluminação, pinturas e marcenarias pontuais, que não custaram muito caro. Móveis soltos podem ser levados para onde eles quiserem.
  • Estilo sem ser caricato. Pinceladas de estilo industrial e do estilo clássico surgem no apê, mas sem pesar ou seguir uma direção muito definida, que pudesse encaixá-lo em um estilo só.

@s que nos inspiram

@GGarquitetura

"Além de sócios, o arquiteto Guilherme Galvão e engenheiro civil Douglas Alexandre são casados e passam uma energia muito boa nas postagens. Gostamos muito dos projetos que eles assinam, com uma linguagem bem contemporânea."

@conexaodecor

"Ótima fonte de inspiração para quem gosta de decoração. As imagens postadas costumam ser coloridas, com propostas inusitadas, bem diferente do que encontramos nas revistas, onde os projetos são mais fiéis ao que está em alta."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em reforma de apenas 15 dias, apê alugado se transforma em lar de casal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade