Topo

Calça jogger: o modelo que se tornou o grande favorito e põe fim aos botões

Imagem: Christian Vierig/Getty Images

Gustavo Frank

De Nossa

16/12/2020 04h00

Durante a pandemia, nunca se ouviu tanto falar sobre o conforto na hora de se vestir. A prioridade para muitos fez com que a procura pelas calças jogger crescessem de forma disparada nas pesquisas e se tornasse uma das favoritas, principalmente entre o público masculino.

O modelo tem origem nas peças esportivas jogging, utilizadas normalmente para práticas como a corrida.

Elas se caracterizam ainda por não ter botões — um ponto importante que explica a sua maior adesão durante a pandemia —, com o uso de elástico na cintura, além da barra da calça também trazer uma espécie de "punho", que pode ser mais justo ou afrouxado.

Na opinião do consultor de moda Gauss Damasceno, a procura é consequência da força que o streetwear exerce atualmente sobre a moda, como também da queda da formalidade nos códigos de vestimenta nas empresas.

Convidado da Semana de Moda de Milão com blazer a calça jogger Imagem: Edward Berthelot/Getty Images

"Essa pegada esportiva da calça imprime não só conforto (prioridade em alta para quem migrou para o home office), como também um estilo", comenta.

Por mais que as de moletom sejam as mais comuns no street style, as peças podem ser feitas de diversos tecidos e, consequentemente, abraçar diversos estilos.

"As jogger são encontradas, além do moletom e da malha, em tecidos como sarja e lã super 120 em peças de costume", complementa Gauss.

Substituta da calça jeans

Calças jogger, por trazerem uma pegada mais confortável, ganhou espaço no guarda-roupa masculino Imagem: Edward Berthelot/Getty Images

A forma com que cada um vai usar a calça jogger está diretamente ligada ao restante do guarda-roupa.

Para o consultor de moda, esse modelo pode ser um substituto para as calças jeans do dia a dia, principalmente na retomada do trabalho nos escritórios.

"Os homens que adotam um estilo esportivo, portanto mais causal, na vida ou no ambiente de trabalho, podem encontrar nas jogger uma alternativa para as veteranas calças jeans, aliando seu uso aos sneakers, camisetas e camisas casuais", aconselha o profissional.

Ascensão da moda esportiva

Calça jogger, junto a outras peças com a pegada mais esportiva, foi a estrela da moda na pandemia do coronavírus Imagem: Christian Vierig/Getty Images

2020 foi o ano da moda esportiva: desde a coleção lançada pela Beyoncé em colaboração com a Adidas até o marco inédito da Nike ocupar a primeira posição entre as principais marcas de todo o mundo — superando grifes como a Gucci, Dior, Balenciaga, entre outras.

Durante a pandemia, houve o aumento de 106% na demanda por roupas para a casa e roupas esportivas, motivada pela necessidade de consumir roupas confortáveis para o confinamento, fazer exercícios e praticar atividades ao ar livre.

Inspirações

Se ainda na dúvida sobre como investir na calça jeans, Nossa selecionou alguns looks das semanas de moda para te inspirar na hora de comprar a sua:

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Calça jogger: o modelo que se tornou o grande favorito e põe fim aos botões - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade