Topo

Sai banheira, entram tons de cinza e azul: o que é um banheiro moderno hoje

Pesquisa revela quais foram as preferências para os banheiros nos Estados Unidos em 2020 Imagem: Reprodução/Pinterest

Gustavo Frank

De Nossa

30/11/2020 04h00

Os banheiros vêm cada vez ganhando mais atenção na decoração de casa. O uso de plantas, iluminações diferentes e toques de outras cores se destacaram neste ano, com mostrou um relatório feito pelo site Houzz, que analisou as tendências que dominaram esse ambiente em 2020.

O principal estilo escolhido pelos renovadores foi o "moderno", que apostam em um visual mais contemporâneo, com tubulações à mostra e boxes diferentes.

"Esses ambientes priorizam também as formas retas, cores neutras, minimalismo e multifuncionalidade", conta a design de interiores Simone Palomares para Nossa. "A cor cinza, como granito, e as luzes de fita LED são algumas das preferência que vemos crescendo recentemente".

Banheiro com cinza como cor predominante Imagem: Reprodução/Pinterest
Formas retas são predominantes na decoração moderna Imagem: Reprodução/Pinterest

Um toque de cor

Embora a cor cinza esteja prevalecendo preferência aos poucos para os consumidores, a pesquisa aponta que a cor branca ainda é a preferência para os norte-americanos. No entanto, não sozinho.

A adição de uma "accent wall", que em tradução livre significa "parede de realce", na cor azul cresceu como contraponto para o tom clássico e neutro.

"É uma parede que difere das demais no mesmo cômodo, seja pela cor ou textura", acrescenta a designer. "A ideia é quebrar o padrão do ambiente para fugir da mesmice e dar um toque mais moderno".

Banheiro com parede azul como plano de fundo para o espelho e a pia Imagem: Reprodução/Pinterest
Box com pastilhas azuis que se destacam no restante branco do cômodo Imagem: Reprodução/Pinterest

Fim das banheiras?

Ter uma banheira para os momentos de relaxamento é o sonho para algumas pessoas, mas parece que o interesse por elas está cada vez menor — o que pode ser explicado pela maior procura de banheiros modernos.

Segundo a pesquisa, em comparação ao ano anterior, foi apresentado uma queda de 7% nas pessoas que optaram por ter essa peça.

Interesse dos clientes norte-americanos por banheiras vem caindo Imagem: Reprodução/Pinterest

Esse dado é ressaltado pelo fato de que, metade das reformas no banheiro, já não conta mais com a presença da banheira como um acréscimo para o conforto no local.

O levantamento vai ainda além: as pessoas estão retirando-a do cômodo, acumulando 23% dos entrevistados na pesquisa. Já outros 27% afirmaram não terem uma ou fazer questão de adquirir.

Com a sua ausência, a escolha dos clientes é de aumentar a área do box e chuveiro.

Iluminação e espelhos

Luz LED e procura por espelhos aumentou em 2020 Imagem: Reprodução/Pinterest
Luz indireta cria sensação de conforto para o ambiente Imagem: Reprodução/Pinterest

Os espelhos são uma tática para fazer com que os ambientes aparentem ser mais amplos, e têm sido uma preferência para ocupar a decoração dos banheiros.

E não são quaisquer espelhos, os que possuem tecnologia antiembaçante e tomadas ocultas são os queridinhos do momento.

Junto a eles, a iluminação de LED, muitas vezes embutida, é a companhia ideal, como mostrado na pesquisa. A instalação desse plus foi feita por mais de 20% dos consumidores.

"A luz indireta cria um clima de aconchego para o banheiro e maior intimidade", conclui Simone. "Por mais que a luz branca seja a preferida para esse ambiente, a amarela não precisa ser descartada".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sai banheira, entram tons de cinza e azul: o que é um banheiro moderno hoje - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade