Topo

Menos amaciante e atenção ao filtro: segredos para a máquina de lavar roupa

Truques e segredos para fazer seu eletrodoméstico durar mais tempo dentro de casa - Getty Images
Truques e segredos para fazer seu eletrodoméstico durar mais tempo dentro de casa
Imagem: Getty Images

Gustavo Frank

De Nossa

16/11/2020 04h00

Uma área de serviço — ou até mesmo o banheiro para quem mora em kitnet — sem uma máquina de lavar roupa é o desespero para muitos donos de casa. Ainda pior do que sua ausência, é ter que lidar com o fim do tempo de "vida" de uma delas.

Alguns cuidados devem ser levados em conta na hora de usar e fazer a manutenção do seu eletrodoméstico. Para isso, Nossa conversou com profissionais e especialistas para ajudar a prolongar seu funcionamento.

Menos amaciante

Amaciante em excesso pode prejudicar funcionamento da máquina de lavar roupas ao longo do tempo - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Amaciante em excesso pode prejudicar funcionamento da máquina de lavar roupas ao longo do tempo
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Por se tratar de um produto com objetivo de afofar e perfurmar as roupas, o amaciante é um composto químico que, quando utilizado em excesso, pode apresentar um resíduo mais oleoso e, ao longo do tempo, acabar danificando a máquina

"Dessa forma, quando usado em demasia sua diluição na água é prejudicada, podendo acumular esses resíduos no tanque da máquina de lavar, o que pode, sim, afetar a performance da lavadora, além de manchar as peças de roupas", conta Vinicius Leaes, diretor Diretor do Centro de Tecnologia de Lavanderia da Whirlpool.

Substituto

Para a substituição, o aconselhado é o vinagre: 100 ml para cada 5 quilos de roupa, dando preferência sempre aos incolores. Evite usá-lo em roupas mais delicadas.

Já para os saudosistas do cheirinho, opte por água perfumada própria para tecidos, ou dispor saches aromáticos no guarda-roupa.

Como deve ser feita a limpeza da máquina?

Limpeza de máquina de lavar roupa deve ser feita uma vez por mês - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Limpeza de máquina de lavar roupa deve ser feita uma vez por mês
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Manter a limpeza dos eletrodomésticos é importante não só para garantir sua integridade, mas também para a prevenção contra uma série de doenças.

Uma manutenção constante da máquina de lavar ajuda a manter o ambiente de lavagem, como tanque, cesto, dispenser de insumos e filtro de fiapos, limpos e livres de resíduos que podem restar de lavagens anteriores.

É necessário limpar a lavadora com frequência para evitar futuros problemas no equipamento e como forma de manutenção também. Sendo assim, podemos comentar sobre os dois principais tipos de limpeza: a externa e a interna.

Externa

A limpeza externa das máquinas de lavar é simples, basta umedecer um pano macio com água morna e sabão neutro e passá-lo em toda a região externa da máquina de lavar, sempre molhando-o quando achar necessário.

"Ao finalizar a primeira etapa, é só usar um pano úmido para retirar o excesso de sabão, secando o equipamento em seguida com um pano seco", conta Vinicius.

Interna

A limpeza interna depende do tipo de máquina — com abertura frontal ou superior —, mas também deve ser realizada com a mesma frequência e com o mesmo cuidado da externa.

"No modelo Top Load, ou seja, de abertura superior, com a máquina de lavar roupas vazia, o consumidor deve colocar ½ litro de alvejante diretamente no cesto, em seguida, escolher o nível alto de sua máquina para garantir a quantidade correta de água", completa Vinicius.

"Então, é necessário selecionar a opção "programa de longa duração" (pesadas/muito sujas) e, por fim, escolher agitação turbo e enxague único".

Já os modelos de lavadoras frontais contam com funções de lavagem do tambor, de forma que basta selecionar a função da sua máquina e fazer a lavagem de forma periódica de acordo com o manual do produto.

Limpeza do filtro

Para as máquinas que possuem filtro, é importante separar um tempo para limpá-lo. Aos que não são familiarizados, o filtro é a parte central da máquina, que é removível.

"Ele precisa ser retirado do agitador, lavado em água corrente e, para garantir a remoção dos fiapos, é recomendado usar uma escova pequena para alcançar os cantos mais difíceis", aconselha.

Quais produtos podem ser utilizados na limpeza?

Água e sabão serão suficientes para fazer a limpeza da máquina de lavar roupa - Getty Images - Getty Images
Água e sabão serão suficientes para fazer a limpeza da máquina de lavar roupa
Imagem: Getty Images

Antes de qualquer coisa, é preciso estar ciente do material com o qual a sua máquina foi feita, com atenção especial para as de inox ou na cor titanium.

No mais, água e sabão serão seus aliados.

"Para o uso externo, são indicados sabões neutros e para o uso interno um alvejante de preferência do consumidor", diz Vinicius, "Além de panos e escovas".

Como fazer a máquina de lavar roupas durar mais?

Reserve um tempo para ler o manual de instruções da máquina de lavar roupas - Getty Images - Getty Images
Reserve um tempo para ler o manual de instruções da máquina de lavar roupas
Imagem: Getty Images

A pergunta de alguns milhares de reais para alguns casos de máquinas, tem algumas respostas. Uma delas é utilizar o eletrodoméstico de acordo com as instruções do manual de instruções.

Além disso, quatro dicas podem ser seguidas:

  • Respeitar o limite de carga de roupa da sua máquina;
  • Fazer a limpeza da máquina uma vez por mês;
  • Instalar a máquina de maneira correta evitando deixá-la em lugares abertos e sem proteção;
  • Verificar bolsos e fechar zíperes antes de colocar as roupas na máquina.

"Esses são os principais cuidados que podemos tomar para ajudar a preservar a vida útil da máquina", conclui Vinicius.