Topo

Varandas da vida real: como decorar o espaço sem parecer um showroom

Plantas, redes e objetos com ter afetivo ajudam a criar um cantinho de relaxamento com personalidade Imagem: Carla Lemos

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

25/10/2020 04h00

Com as pessoas investindo cada vez mais dinheiro e energia para transformar seus lares em refúgios aconchegantes, foi-se o tempo em que as varandas dos apartamentos eram usadas somente para colocar roupas para secar ou, no caso de apês mais novos, para fazer uma refeição na área gourmet de vez em nunca.

Para valorizar esses espaços, é cada vez mais comum observar varandas repletas de verde, de acessórios coloridos e de muito estilo, o que as transformam em ótimos lugares para relaxar.

Varandas verdes

Segundo a arquiteta Thaise Machado, a possibilidade de estar mais tempo em casa, faz com que as pessoas vejam que é possível reinventar e ressignificar espaços que antes não possuíam tanto uso, transformando-os em locais de permanência.

A varanda tem um papel muito interessante nessa nova onda de reconexão com os lares, sendo uma extensão do apartamento e um local de relaxamento, de estudos ou até mesmo de trabalho"

As varandas com plantas ajudam na conexão com a vida "lá fora" Imagem: Getty Images

Thaise pontua que as varandas são um plus nas edificações e possibilitam a conexão com a vida que acontece lá fora. "A oportunidade de termos ambientes mais verdes mostra uma sinergia com a natureza e proporciona uma reflexão mais intensa sobre a importância de cuidarmos da nossa flora. Ter uma varanda com ar de jardim é tudo de bom".

Varanda integrada à sala

Inspirada pela onda de transformar as varandas em locais de conexão com a natureza e em um ambiente para relaxar, a comunicadora e influenciadora digital Carla Lemos, que mostra sua casa do perfil @instadoape no Instagram, fez da varanda integrada à sala do apartamento uma verdadeira selva.

No apartamento de Carla Lemos, as plantas ganharam destaque na varanda Imagem: Carla Lemos

Em um prédio da década de 1940, Carla transformou a varanda no pulmão da casa. "Desde que mudamos, arrumar esse espaço era a prioridade. Eu queria que fosse um cantinho aconchegante", diz.

Por isso escolhi um tom de rosa que remetia à memória afetiva da casa da minha tia, aquela casinha de subúrbio clássica dos anos 70, com um cômodo de cada cor"

Assim que a obra de pintura acabou, foi a vez de encher o espaço de plantas. Além das verdinhas, Carla ainda apostou em uma poltrona, grama sintética e em lembranças de viagens penduradas pelas paredes.

A cor rosa escolhida traz a memória afetiva da casa da tia Imagem: Carla Lemos
Uma poltrona deu lugar à rede, perfeita para relaxar no espaço Imagem: Carla Lemos

Com o passar do tempo, a poltrona deu lugar para uma rede, que virou o xodó do ambiente. Dela, é possível admirar a vista privilegiada para um cartão-postal carioca, o Pão de Açúcar.

"Também colocamos um prisma para rebater a luz do sol e criar um arco-íris, um espelho grande que deu amplitude para o ambiente e mais plantas foram agregadas à família", afirma.

Jardim vertical

A modelista Carol Umbelino conta que a varanda foi uma prioridade na hora de buscar um apê para alugar. "Nosso apartamento anterior era bem pequeno e queríamos mais espaço, com vista para o movimento da rua e para uma paisagem, mesmo que fosse de prédios", disse.

A varanda foi uma prioridade de Carol na busca de um novo apê Imagem: Carol Umbelino
Para ter mais plantas na sacada, Carol criou uma horta vertical Imagem: Carol Umbelino

Assim, quando encontrou o tão sonhado apartamento com varanda, Carol fez questão de aproveitá-la de todas as formas e criou um inspirador jardim vertical. "A varanda foi sendo adaptada às nossas necessidades e se tornando cada vez mais verde e confortável", conta.

O espaço passou por algumas mudanças na decoração até conquistar sua formatação ideal, atingida graças à chegada de uma espreguiçadeira que, segundo Carol, é perfeita para tomar sol de manhã e uma cervejinha à noite.

A varanda passou por transformações até virar, de fato, o "quintal" da casa Imagem: Carol Umbelino

"Quando estamos na sala, a varanda faz as vezes de um quintal e podemos olhar o céu e as plantas através da porta de vidro. Isso traz uma sensação muito boa", conta Carol, que mostra mais da sua decor no perfil @amodelistarabequeira.

De frente para o mar

Segundo a jornalista Paula Barreto, a existência de uma varanda com vista para o mar foi um dos fatores que definiram a compra do imóvel que mora atualmente na capital baiana. Apesar disso, depois da mudança, ela ainda levou um tempo para começar a aproveitar este espaço da casa.

"No início, a varanda servia mais para colocar o varal de roupas ou o material que sobrou da obra. Mas isso me incomodava, pois eu queria aproveitá-la melhor", conta

Com vista para o mar, a sacada foi integrada à sala com a retirada da porta Imagem: Paula Barreto

A primeira mudança foi remover a porta e integrar a varanda com a sala. "Com isso pude colocar a mesa de jantar para fora, mas ainda sentia que não era suficiente. Então, no início do confinamento pela pandemia, tive um insight e troquei de lugar um banco de madeira que já estava por ali. Ele serviu como ponto de partida, e depois disso a decoração foi se construindo em torno dessa nova formatação", diz Paula.

Hoje a varanda já ganhou tapete, almofadas, plantas e enfeites coloridos, se tornando um espaço em que a jornalista ama frequentar em casa.

A mudança de lugar do banco foi o ponto de partida de Paula para reconfigurar a sacada Imagem: Paula Barreto
Almofadas e elementos decorativos trouxeram mais aconchego para o espaço Imagem: Paula Barreto

"Queria muito mudar o revestimento porque não gosto das pastilhas que foram usadas pela construtora. Mas, com o orçamento apertado, ainda não pude fazer esta reforma. A solução temporária foi colocar um pano super colorido para desviar o foco desse revestimento que eu não curto, e de quebra ele ainda deu muito mais vida ao ambiente", diz.

Os feitos decorativos de Paula são compartilhados diariamente no Instagram @apartamentobaiana.

Dicas valiosas para decorar a varanda

A arquiteta Thaise Machado explica que os elementos decorativos a serem usados na varanda vão depender do objetivo que cada pessoa tem para esse espaço. "Se a ideia é ter um lugar para relaxar, não pode faltar uma bela e gostosa rede. Além disso, plantas sempre são bem-vindas".

Na escolha das plantas para a sacada, cuidado ao escolher espécies de acordo com a incidência de luz Imagem: Getty Images

Para deixar o espaço repleto de plantas, a arquiteta orienta que vale se atentar à incidência de sol e vento da varanda, e buscar espécies que possam se adaptar às condições específicas de cada apartamento.

Se você precisa de um cantinho para trabalhar de casa, uma boa sugestão é considerar a varanda. "Uma mesinha com cadeira para estudar ou trabalhar ao ar livre também pode ser interessante", afirma Thaise.

Segundo ela, fazer uma refeição olhando para o horizonte também é uma ótima pedida. "Só é importante estar atento à escala dos objetos e móveis que serão escolhidos, no mais é só investir nos itens certos e desfrutar de uma boa brisa no rosto", finaliza.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Varandas da vida real: como decorar o espaço sem parecer um showroom - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade