Topo

Decoração na varanda: inspire-se com ideias criativas para a quarentena

Decoração simples na varanda da sua casa ou apartamento pode transformar o ambiente - iStockphotos
Decoração simples na varanda da sua casa ou apartamento pode transformar o ambiente Imagem: iStockphotos

De Nossa

15/05/2020 12h13

Adaptar o espaço da varanda tem sido uma das alternativas buscadas por quem está confinado dentro de casa durante a quarentena, principalmente para criar um espaço de lazer e contato com o mundo exterior.

E não é necessário muito para fazer essa transformação. Basta usar a criatividade para fazer pequenas mudanças e dar outra cara para o seu cantinho, com poucos itens, mas estrategicamente inseridos no ambiente.

O Nossa reuniu algumas inspirações para te ajudar nessa missão e dar uma nova cara a varanda da sua casa ou apartamento:

1. Estantes criativas

Crie superfícies diferentes para colocar suas plantas ou outras decorações que podem agregar para a varanda. Na foto, foram utilizadas placas de madeira e cordas para criar um jardim vertical.

2. Dê a sua cara

Além das plantas, ingrediente quase básico para essas transformações, coloque objetos que refletem a sua personalidade, como quadros apoiados ou placas que trazem informações, como a da foto, que pode ter a grafia alterada de acordo com o seu humor

3. Cremalheira para plantas

Esse suporte vertical é uma alternativa para sacada mais estreita e ótima opção para quem deseja ter uma hortinha em casa. E o melhor: seguindo o passo a passo e com algums disposição, é possível fazer em casa a um baixo custo.

4. Sempre vá além

Não existem muitos limites na hora de deixar a varanda decorada. Quanto mais cheia ela ficar, seja com estantes ou jardins verticais, mais vida ela terá. Use garrafas como vaso, estruturas que você gostaria de experimentar, mesmo que ainda não tenha visto, e preencha os buracos de pregos com novas decorações.

5. Procure por conforto

Além de bonito, é bom que sua varanda seja funcional. Guarde um espaço especial para poder colocar o colchonete para fazer os exercícios matinais ou posicionar pequenos sofás e cadeiras para ter um ambiente de relaxamento, leitura ou socialização com quem você mora.

6. Varanda também é diversão

Para um bom lazer, nada melhor do que alguns drinques. Certo? Insira uma mesinha na sua varanda para uma confraternização, mesmo que seja com você mesmo, e coloque ingredientes para fazer bebidas ou simplesmente tomar sua cerveja e um bom vinho.

7. Crie um cantinho para o relax

Pallets usados deram origem a um banco para relaxar na sacada da Cami e do Pablo, do apto.21, que comandam nossa websérie Tapa na Casa. Nesse vídeo, eles também ensinam a fazer o mural verde com a palavra Enjoy.

8. Crie um ambiente clean

Não se esqueça que a varanda, acima de qualquer coisa, é um lugar para relaxar. Então, se você for da tribo minimalista, crie um ambiente com cores mais leves e que não vão ficar gritantes para esse cômodo.

9. Rede é sempre opção

Inserir uma rede não precisa ser algo muito trabalhoso ou que ocupa muito espaço, principalmente para quem mora nos centros urbanos. Se sua varanda não comportar as mais longas, procure pelos modelos que imitam uma cadeira: não perde os benefícios e preenche o vazio.

10. Invista em bancadas

Além de servirem como superfícies para as decorações, o uso de bancadas, mesmo que estreitas, também são úteis para deixar alguns utensílios, como copos ou livros, por exemplo

11. Iluminação é tudo

Na maioria das vezes, é à noite que temos tempo de usufruir da varanda. Logo, garanta que o ambiente tenha uma iluminação adequada e aconchegante. Opte pelas lâmpadas amarelas e que não criem efeito direto no ambiente.

12. Funcionalidade em primeiro lugar

Se possível, na hora de escolher os móveis que irão compor a decoração da sua varanda, priorize aqueles que podem ser dobrados ou retiráveis para determinadas ocasiões ao longo do dia. Por exemplo, a mesa que acompanha seu café da manhã vai ser ainda mais incrível se puder ser compactada posteriormente para dar mais mobilidade ao ambiente.