Topo

Decoração afetiva: como trazer história e amar a sua casa

Camila e Pablo (com o dog Bruce) comandam o programa Tapa na Casa em Nossa - Apto.21
Camila e Pablo (com o dog Bruce) comandam o programa Tapa na Casa em Nossa
Imagem: Apto.21

Apto.21

Colaboração para Nossa

23/10/2020 04h00

Se tem uma coisa que 2020 nos obrigou foi a ficar mais em casa e, consequentemente, procurar nos reconhecer e nos reconectar com o conceito de lar. Vimos e sentimos que só um espaço bonito e funcional não basta. A casa precisa refletir a nossa história e, por isso, a decoração afetiva se fez tão necessária.

Decorar afetivamente é deixar a casa única, com cara de nossa. Cheiros, músicas, lembranças de família, objetos de viagem. Em cada experiência vivida colecionamos objetos e sensações especiais que fizeram parte da nossa história. Só que, ao invés de deixá-los numa caixa fechada, a gente preenche paredes e estantes.

Acreditamos muito nessa casa viva, cheia de memórias e sensações, como o lar ideal. Além de nos fazer bem, a decoração afetiva faz bem para o planeta. Isso porque a gente não descarta aquilo que faz parte de quem somos.

tapa na casa - Thiago Farias - Thiago Farias
Imagem: Thiago Farias

Boa parte do lixo que não se recicla hoje é composta de objetos comprados sem razão — apenas por serem bonitos —, mas que não colecionam momentos e nem têm história. São vazios. E objetos vazios são descartados facilmente nas mudanças, reformas e afins.

Por isso, reunimos três dicas para você ter uma decoração afetiva.

tapa na casa - Thiago Farias - Thiago Farias
Imagem: Thiago Farias

Ressignifique

Em vários episódios aqui do Tapa Na Casa, a gente reaproveita objetos e móveis que os moradores das casas e apês que vamos "dar um tapa" têm.

Transformamos os móveis da Fabi em uma super escrivaninha, pintamos as cadeiras da sala de jantar das irmãs Martha e Isabela, montamos um pegboard para as plantas do Eduardo, envelopamos um velho pufe com tecido, entre outros.

tapa na casa - Apto.21 - Apto.21
Imagem: Apto.21
luminaria de chão - tapa na casa - Apto.21/UOL - Apto.21/UOL
Imagem: Apto.21/UOL

Numa reforma ou redecoração, você não precisa descartar nada. Use de uma forma diferente, pinte, restaure. É uma forma de ter algo único e cheio de histórias na sua decoração. Aliás, ensinamos como pintar um móvel de madeira aqui.

Outra forma de ressignificar objetos, os comprados recentemente, é criar memórias com eles. Faça um jantar especial com aquele jogo novo de pratos ou um café da manhã gostoso todo domingo com a bandeja nova, por exemplo.

tapa na casa - Thiago Farias - Thiago Farias
Imagem: Thiago Farias

Colecione lembranças

Sempre que viajamos, queremos trazer uma lembrança para nossa casa, não é? E essa forma de colecionar memórias pode virar uma linda decoração. Separe uma estante para preencher com esses objetos. Ou então monte uma parede com fotos emolduradas dessas experiências.

Tapa na casa - Thiago Farias - Thiago Farias
Imagem: Thiago Farias

Além dos objetos de viagem, a gente guarda em nossa estante lembranças de família, como a máquina de escrever, e presentes de amigos, livros autografados etc. Tudo à mostra para revivermos esses momentos.

tapa na casa - Thiago Farias - Thiago Farias
Imagem: Thiago Farias

Faça você mesmo

Quando você faz algo com suas próprias mãos, isso ganha um novo sentido, não é? Mesmo que não fique perfeito, tem história, aprendizado, superação. Sempre que você olhar para aquele objeto, vai lembrar que pode muito mais.

No Apto.21, além de coisas feitas por nós, temos almofadas de tricô feitas pela avó, um bastidor de mosaico feito pela mãe do Pablo, bandejas pintadas por uma tia? E tudo isso torna a nossa casa única e cheia de histórias.

tapa na casa - Thiago Farias - Thiago Farias
Imagem: Thiago Farias