Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


OPINIÃO

Posse de Bola #190: Flamengo, Galo e Palmeiras. Qual terá o melhor treinador português?

Do UOL, em São Paulo

03/01/2022 12h04

A temporada do futebol brasileiro começa com os três clubes que dominaram as principais competições em 2021 apostando em técnicos portugueses. Campeão da Libertadores, o Palmeiras manteve Abel Ferreira, enquanto o vice Flamengo contratou Paulo Sousa após a saída de Renato Gaúcho. Já o Atlético-MG perdeu Cuca, que decidiu tirar um ano sabático após ser campeão brasileiro e da Copa do Brasil, levando o clube a buscar um português, que pode ser Jorge Jesus ou Carlos Carvalhal.

No podcast Posse de Bola #190, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Mauro Cezar Pereira e Renato Maurício Prado analisam quem começa em vantagem na temporada e o que se pode esperar de Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG com treinadores portugueses, caso se confirme a contratação de um treinador oriundo de Portugal no Galo.

Ouça também o boletim do Posse com Arnaldo e Tironi; exclusivo na Apple Podcasts

Para Renato Maurício Prado, caso Jorge Jesus assuma o comando do time atleticano, seria o clube mineiro que teria o melhor treinador português, pontuando que o considera superior a Abel Ferreira e a Paulo Sousa, do Flamengo. Por outro, lado, se o novo técnico do Galo for Carlos Carvalhal, será uma incógnita, assim como o treinador rubro-negro.

"Se o Jorge Jesus vier para o Atlético-MG, eu acho que quem vai estar mais bem servido é o Galo, porque eu acho que o Jorge Jesus é superior ao Abel Ferreira e acho que também, pelo menos pelo que se conhece do trabalho dos dois, o Jorge Jesus tem um trabalho mais consistente do que o Paulo Sousa. Agora, isso tudo é uma incógnita, de lá da 'terrinha' eu ouço dizer que o Jorge Jesus não vem para o Atlético-MG", diz Renato.

O jornalista brinca com o fato de os nomes procurados pelo Flamengo agora se repetirem no Atlético-MG, com Jorge Jesus e Carlos Carvalhal.

"O Atlético-MG deveria ter dado um frila para o Marcos Braz, que estava lá fazendo essa bagunça toda, contratando e não contratando, dizendo 'depois que você contratar o seu, contrata o meu também', porque a lista e a mesma. Daqui a pouco a gente vai começar a ouvir falar em Vitor Pereira, é rigorosamente o mesmo script", completa.

Em relação à busca do Atlético-MG por um treinador, Arnaldo Ribeiro afirma que o clube acabou ficando muito à mercê das decisões de Cuca e, podendo ter saído na frente pelo que conquistou em 2021, agora larga atrás, com o Palmeiras em vantagem por ter mantido o técnico.

"O Atlético-MG ficou muito refém das decisões do Cuca, que normalmente acaba um trabalho e não inicia, não emenda um trabalho, tem sido assim nos últimos anos em vários clubes. Acho que o Atlético-MG ficou à espera e agora fica numa situação de campeão da temporada largando atrasado em relação aos outros, não tem cabimento o Atlético-MG não ter um treinador no começo de 2022", diz Arnaldo.

"O Palmeiras, que manteve o seu português, é aquele que tem o trabalho mais delineado para 2022 nesse novo trio dominante no futebol brasileiro", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.