Topo

Loeb abre vantagem na Grã-Bretanha e fica perto do hexa no rali

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

24/10/2009 16h22

O francês Sebastien Loeb completou o segundo dia do Rali da Grã-Bretanha com 30s2 de vantagem na liderança, e está muito perto de conquistar seu sexto título mundial consecutivo. O piloto da Citröen começou o sábado com 5s3 de vantagem para o líder do campeonato, Mikko Hirvonen, o único que pode impedir seu hexacampeonato. O finlandês lidera o campeonato com um ponto de vantagem para Loeb.

  • EFE/Reporter Images

    Loeb precisa admistrar a diferença para Hirvonen no domingo para ser hexacampeão mundial de rali

    Os dez primeiros na Grã-Bretanha:
    1. Sebastien Loeb (Citröen), 2h32min21s4
    2. Mikko Hirvonen (Ford), a 30s2
    3. Petter Solberg (Citröen), a 1min20s1
    4. Dani Sordo (Citröen), a 1min44s1
    5. Sebastien Ogier (Citröen), a 4min21s6
    6. Henning Solberg (Ford), a 5min22s8
    7. Matthew Wilson (Ford), a 6min30s0
    8. Jari-Matti Latvala (Ford), a 8min02s5
    9. Conrad Rautenbach (Citröen), a 12min00s1
    10. Aaron Burkart (Citröen), a 16min28s2

Depois de 12 especiais disputadas com lama e chuva no País de Gales, o francês precisa administrar a diferença para Hirvonen nas últimas quatro etapas deste domingo para conquistar o sexto título mundial de sua carreira.

"Estou muito, muito feliz. Foi um dia muito bom, principalmente nas últimas duas especiais da manhã, quando abri uma boa vantagem para Mikko. Não consegui aumentar muito a distância na parte da tarde, porque tinha ainda mais lama na estrada. Tive um ótimo desempenho, não cometi erros e agora temos uma boa vantagem para amanhã [domingo]. No momento, tudo está perfeito", falou Loeb após a última especial deste sábado.

Com seu Ford Focus, Mikko Hirvonen foi o mais rápido na primeira especial deste sábado, a mais longa do evento. O finlandês conseguiu baixar a diferença para Loeb de 5s3 para 2s9 na sétima etapa do rali.

No entanto, o francês "voou" nas duas especiais seguintes. Debaixo de chuva em uma pista com muita lama, Loeb foi 10s2 mais rápido na oitava etapa, e 11s9 na nona, fechando o período da manhã com 25 segundos de vantagem para Hirvonen.

As três etapas da manhã foram repetidas na parte da tarde, e as performances foram praticamente idênticas. Hirvonen foi novamente o mais rápido em Rhondda, 10ª especial, e que pela manhã representou a 7ª etapa. Ele diminuiu a vantagem de Loeb para 22s3.

Neste domingo, as últimas quatro especiais do Rali da Grã-Bretanha decidirão quem será o campeão mundial de rali 2009.