Topo

Vó Zizinha lidera a regata Eldorado Brasilis

19/01/2003 18h26

Da Redação
Em São Paulo

O veleiro Vó Zizinha (RJ), um Farr de 40 pés comandado por Wagner Gomide, está na liderança da 4ª Eldorado Brasilis, a maior regata de vela oceânica do Brasil, com percurso total de 1.260 milhas náuticas, o equivalente a 2.336 km.

Primeira embarcação a ser inscrita na disputa, o Vó Zizinha, que faz também sua estréia na regata, aproveitou a vantagem conseguida logo na largada de sábado para se manter à frente dos concorrentes até a manhã deste domingo.

Pouco atrás do líder aparece o Daslu/Portugal Telecom Brasil (SP), primeiro veleiro com tripulação totalmente feminina a participar da regata e comandado por Erika Lessmann. Na terceira posição está o Quiricomba/Opportunitty (RJ), do aspirante Gabriel de Sá, que compete na classe ORC exatamente com o líder Vó Zizinha. O quarto colocado é o BL3/Alforria (SP), do comandante Pedro Rodrigues.

A competição está empolgante e conta ainda com a ajuda dos ventos, que durante esse primeiro dia de disputa oscilaram entre 15 e 20 nós, com ondas de 1,5m. Uma forte chuva caiu na noite passada e diminuiu a visibilidade de 10 km para 4 km. A velocidade média dos veleiros é de 7,8 nós e eles já percorreram mais de 120 milhas. Se o ritmo da disputa continuar assim, a chegada a Trindade deve acontecer em quatro dias.

A largada da quarta edição da Eldorado Brasilis aconteceu pontualmente às 12h30 de sábado, com tempo encoberto, mas sem chuva. Doze embarcações brasileiras e uma da França partiram de Vitória rumo à ilha de Trindade, o ponto de terra brasileiro mais distante da costa, a 1.168km.

Depois de fazerem o contorno da ilha, os veleiros retornarão à capital capixaba. A duração prevista da regata é de 12 dias, mas se os ventos continuarem ajudando a disputa deve durar, no máximo, 10 dias.