PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Autoridades do Japão confiam que conseguirão manter nadadores longe do esgoto

24/07/2021 13h10

Por Mitch Phillips e Tim Kelly

TÓQUIO (Reuters) - Autoridades olímpicas estão confiantes de que as medidas contra a poluição evitarão que a tempestade tropical esperada para a próxima semana provoque uma onda de esgoto nas águas da Baía de Tóquio bem na hora dos eventos do triatlo.

Há tempos há preocupação sobre a limpeza das águas da área, que também receberá os eventos da maratona aquática, e um triatlo paralímpico foi cancelado dois anos atrás porque níveis perigosos da bactéria E.coli foram detectados.

O triatlo masculino da Olimpíada será realizado na segunda-feira, e o feminino na terça -- quando se espera que a tempestade chegue.

Com a previsão de um potencial tufão, grandes volumes de água podem se juntar ao fluxo do esgoto na baía relativamente rasa. Ocasiões como essa no passado levaram a mau cheiro e altos níveis de poluição, mas um porta-voz de Tóquio 2020 disse à Reuters que medidas de segurança devem manter os atletas seguros.

“Instalamos telas de tripla camada como uma medida para ajudar a garantir a qualidade da água”, disse o porta-voz. “Além de prevenir o influxo da bactéria E.coli, após as chuvas, por meio do monitoramento diário da qualidade da água e do clima, temos o objetivo de estabilizar a temperatura da água abrindo as telas durante períodos de bom tempo, quando a qualidade da água for estável”.

“Além disso, geradores de fluxo de água foram introduzidos para lidar com o aumento da temperatura da água quando as telas submersas forem fechadas. Entre outras ações, vamos monitorar com cuidado a operação delas quando a temperatura da água chegar aos padrões especificados pelas federações internacionais”.

Uma autoridade da Região Metropolitana de Tóquio afirmou que os níveis de E.coli na Baía de Tóquio aumentam quando chove porque o esgoto é despejado da cidade. A maior parte de Tóquio e das prefeituras vizinhas não têm um sistema que separa o esgoto da água da chuva.

Esporte