Topo

LeBron surge como força política antes da eleição presidencial nos EUA

LeBron tem impulsionado a NBA a reconhecer questões de justiça racial e a importância do movimento Black Lives Matter Imagem: Jesse D. Garrabrant/NBAE via Getty Images

Trevor Hunnicutt e Jarrett Renshaw

28/08/2020 10h42

Ativista contra o racismo sistêmico e a violência policial contra pessoas negras, LeBron James, astro da NBA, a liga de basquete masculino dos Estados Unidos, surge como uma força política cada vez mais influente a pouco menos de três meses da eleição presidencial norte-americana.

O jogador dos Los Angeles Lakers ajudou a formar um grupo que gastará milhões de dólares para combater a privação de direitos dos eleitores em comunidades predominantemente negras antes do pleito entre o republicano e o democrata Joe Biden, marcado para 3 de novembro.

LeBron também tem ajudado a impulsionar a NBA a reconhecer questões de justiça racial e a importância do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, na tradução para o português).

Na última quarta-feira (26), o astro do Los Angeles Lakers aderiu ao boicote dos atletas da NBA aos playoffs da competição, realizado como forma de protesto contra a violência policial e o racismo Estados Unidos após Jacob Blake ser baleado sete vezes por um policial branco no último domingo (23) na cidade de Kenosha, no estado de Wisconsin.

"F*** isso. Exigimos mudanças. Cansado disso", disse o astro do Los Angeles Lakers em um tuíte.

Em 2016, LeBron fez campanha para a candidata democrata Hillary Clinton na eleição presidencial norte-americana. Agora, em 2020, o astro promete fazer campanha para Biden.

Sua influência pode ser crucial em 2020, disseram estrategistas e ativistas, dada a necessidade dos democratas de aumentarem a participação dos eleitores negros nos votos de Biden.

"LeBron provavelmente terá um grande impacto", disse Karen Finney, estrategista política democrata e assessora na campanha de 2016 de Hillary. "Ele tem o respeito e a credibilidade da comunidade negra, então ele é um grande trunfo."

Entenda o boicote dos atletas da NBA:

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

LeBron surge como força política antes da eleição presidencial nos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Basquete