Topo

Fórmula 1

Tufão Hagibis leva Fórmula 1 a cancelar treinos de sábado em Suzuka

@F1/Twitter
Imagem: @F1/Twitter

Abhishek Takle

Da Reuters, em Suzuka (Japão)

11/10/2019 10h19

Os chefes das equipes de Fórmula 1 apoiaram a decisão dos organizadores do Grande Prêmio do Japão de cancelar todas as sessões de treino e de classificação de sábado para que a modalidade possa se proteger da passagem do tufão Hagibis.

Marcada originalmente para as 15h de sábado (horário local, 3h de Brasília), a sessão classificatória de uma hora que decide o grid de largada da corrida acontecerá às 10h de domingo (22h deste sábado no DF), como mostrou um cronograma revisado divulgado pelos organizadores.

O treino final, que normalmente aconteceria antes da sessão classificatória, foi descartado. A prova, a 17ª das 21 desta temporada, deve ocorrer tal como planejada às 14h10 no circuito de Suzuka.

"Acho que é uma pena para os torcedores, mas é uma decisão totalmente respeitável", disse o chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto. "Segurança primeiro."

O Hagibis, que significa "velocidade" na língua filipina tagalog, deve chegar ao território na principal ilha do país, Honshu, no sábado. Ele já forçou o cancelamento de duas partidas da Copa do Mundo de Rúgbi.

Previsto como uma das tempestades mais violentas a atingir a região recentemente, o Hagibis ameaça assolar Tóquio com as chuvas e os ventos mais potentes em 60 anos.

Suzuka, localizada cerca de 300 quilômetros a sudoeste da capital, também deve ser atingida duramente na passagem da tempestade.

Fórmula 1