Comissão da ONU pede que Rússia combata racismo de neonazistas no esporte
RUSSIA-ONU-RACISMO:Comissão da ONU pede que Rússia combata racismo de neonazistas no esporte
Por Stephanie Nebehay
GENEBRA (Reuters) - Uma comissão de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu à Rússia nesta segunda-feira que intensifique os processos contra ataques racistas cometidos por ultranacionalistas e neonazistas e contra discursos de ódio proferidos por políticos.
As autoridades russas precisam intensificar medidas para "combater vigorosamente o comportamento racista nos esportes, particularmente no futebol, e fazer com que os órgãos reguladores esportivos investiguem manifestações de racismo, xenofobia e intolerância", disse o Comitê das Nações Unidas contra a Discriminação Racial (Cerd, na sigla em inglês). Multas e sanções administrativas deveriam ser impostas em tais casos.
A comissão, referindo-se "à próxima Copa do Mundo (de 2018), expressa seu receio de que as demonstrações de racismo continuem profundamente enraizadas entre os torcedores de futebol, especialmente contra pessoas pertencentes a minorias étnicas e pessoas de descendência africana".
A Rússia prometeu reprimir o racismo e a violência de torcedores, já que é alvo de uma atenção crescente antes de sediar o Mundial no próximo ano.
O Spartak Moscou, campeão da liga russa, e seu rival Dynamo Moscou receberam uma multa equivalente a 4.250 dólares cada devido ao comportamento racista de suas torcidas, disse a União Russa de Futebol no mês passado.
Os 18 especialistas independentes, que analisaram o histórico da Rússia e de sete outros países durante uma sessão concluída na sexta-feira, emitiram suas conclusões nesta segunda-feira.
Igor Barinov, diretor da Agência Federal de Assuntos Étnicos da Federação Russa, disse à comissão no dia 4 de agosto que Moscou adotou medidas contra a propagação de ideias racistas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.