Topo

Francês Gallas é primeiro jogador a defender três maiores times de Londres

Mike Collett<br>Da Reuters

Em Londres (Inglaterra)

22/08/2010 13h24

O francês William Gallas marcará seu nome na história do futebol de Londres. Neste domingo, o site do Tottenham anunciou a contratação do zagueiro. Quando ele entrar em campo com a nova camisa, se tornará o primeiro jogador a defender os três rivais londrinos Chelsea, Arsenal e Tottenham. Ex-capitão do Arsenal, ele completou 33 anos na terça-feira e é apenas o 14º jogador a se transferir do Arsenal para o Tottenham em quase um século.

O escocês George Graham chegou perto de igualar o feito de Gallas. Ele jogou por Chelsea e Arsenal nas décadas de 1960 e 1970. Quando virou técnico, comandou Arsenal e Tottenham. Como jogador, Clive Allen foi quem chegou mais perto. Defendeu Tottenham e Chelsea e assinou  com o Arsenal em junho de 1980. Ele, no entanto, deixou o clube dois meses depois para ir ao Crystal Palace - outro time londrino - sem ter disputado uma partida oficial.

Gallas, que brilhou tanto no Chelsea, quanto no Arsenal, foi liberado pelos Gunners ao final da última temporada, mas não recebeu as mais calorosas boas-vindas em White Hart Lane, a casa do Tottenham. Muitos torcedores detestam qualquer coisa que esteja ligada a seus arquirrivais e ainda amaldiçoam Sol Campbell, capitão da equipe que há nove anos foi jogar no Arsenal.

Sem preocupação

Harry Redknapp, técnico do Tottenham, não está preocupado com a reação dos fãs e insistiu que a decisão de Gallas de assinar com o clube diz muito sobre o caráter do jogador. "Não é como se eu tivesse contratado o Estripador de Yorkshire," disse, referindo-se ao assassino serial Peter Sutcliffe. "Ele (Gallas) é um jogador de futebol. Quando sair do Tottenham, ele pode jogar pelo West Ham, quem sabe?"

"Ele chega aqui com um ponto para provar, se quisesse uma vida fácil, ele poderia ter aceito um contrato milionário na Grécia ou em qualquer outro lugar. Ele se colocou sob pressão ao vir para cá e você tem de dar crédito a ele. Ele não veio para ganhar um salário milionário. Eu prometo a vocês, ele veio porque queria jogar e assumiu o desafio mais difícil de todos ao vir para o Tottenham."

Com ou sem a aprovação dos torcedores, ele pode ser uma valiosa aquisição para a defesa do Tottenham, que precisa de reforços. Ledley King, da seleção da Inglaterra, tem um problema crônico no joelho que restringe o número de partidas por temporada, enquanto Jonathan Woodgate está lutando contra uma contusão que pode acabar com sua carreira.

Grande jogador

Transferências entre os clubes londrinos são raras. Na última década, só três jogadores chegaram ao Tottenham tendo jogado no Arsenal. Seus antecessores são Rohan Ricketts, Jamie O'Hara e David Bentley. "Acho que Gallas é um grande jogador que estava livra para negociar com quem quisesse", disse Redknapp. "Contratei um bom jogador para manter o Tottenham avançando em vez de regredir."

Gallas foi um dos grandes defensores do mundo quando jogava pelo Chelsea, tem faro de gols, mas é marcado por seu lado irreverente. Um episódio que ficou marcado em sua carreira pelo Arsenal aconteceu após o empate em 2 x 2 entre Arsenal e Birmingham City, em fevereiro de 2008, em que ele ficou sentado no gramado.

No Chelsea, Gallas venceu duas vezes o Campeonatos Inglês, mas não conseguiu nenhum título em suas quatro temporadas no Arsenal. Nascido em Asnieres, nos arredores de Paris, Gallas começou no Caen, jogando sua primeira partida na primeira divisão contra o Racing Lens aos 19 anos, em 1996. Ele se transferiu para o Olympique de Marselha em 1997 e ficou no time durante quatro temporadas, para depois mudar para o Chelsea, em 2001.

A primeira vez que defendeu a seleção da França foi em 2002, na goleada por 5 x 0 sobre a Eslovênia. Soma 84 partidas pelo time nacional, com cinco gols marcados, incluindo o gol contra a Irlanda depois que Thierry Henry colocou a mão na bola, em novembro do ano passado, pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Ele fazia parte do time da França que chegou à final da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.