Brasil encara França, China e Turquia no futebol de cegos

Aconteceu neste sábado (25) o sorteio dos grupos para o futebol de cegos nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. O evento que definiu o caminho do Brasil foi realizado em Schiltigheim, na França. Os comandados do técnico Fábio Vasconcelos caíram no Grupo A juntamente com França, dona da casa e atual campeã europeia, China, dona do título asiático e algoz dos brasileiros na semifinal da Copa do Mundo de Birmingham, em 2023, e Turquia, segunda colocada do último Europeu.

"Pegaremos a China, que é um dos times melhores do mundo, a Turquia e a França, que terá a torcida toda a favor. Foi uma chave boa, tentaremos nos classificar, de preferência, na primeira colocação. Será uma Paralimpíada muito equilibrada. Vamos trabalhar agora sabendo quem são os nossos adversários", explicou o treinador Fábio Vasconcelos. A primeira partida do Brasil nos Jogos Paralímpicos Paris-2024 será no dia 1º de setembro, às 13h30 (horário de Brasília), diante da seleção turca.

A seleção brasileira de futebol de cegos já enfrentou a Turquia duas vezes em Jogos Paralímpicos. E, em ambas as ocasiões, o Brasil levou a melhor. Na edição de Londres 2012, o time verde-amarelo goleou por 4 a 0. Já Rio 2016, o triunfo foi por 2 a 0. A equipe dirigida por Fábio Vasconcelos é pentacampeã paralímpica, portanto, os únicos ganhadores da modalidade no evento, já que a primeira vez do esporte na competição foi em Atenas-2004.

Demais confrontos e outras seleções

Depois de encarar a Turquia, a seleção brasileira de futebol de cegos enfrenta a França na segunda rodada dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. A partida diante dos donos da casa está marcada para dia 2 de setembro, às 15h30 (horário de Brasília). Em Paralimpíadas, o Brasil está invicto diante dos franceses em quatro duelos disputados, com um empate e três resultados positivos. O time verde-amarelo venceu a final em Londres-2012, por 2 a 0, e, em Tóquio-2020, goleada por 4 a 0 na fase de grupos.

O último jogo pelo Grupo A dos Jogos Paralímpicos Paris-2024 será contra a China, no dia 3 de setembro, às 13h30 (horário de Brasília). O retrospecto diante dos chineses em Paralimpíadas é ainda mais amplo, pois não se enfrentaram apenas em Atenas-2004. Empate por 1 a 1, na fase de grupos, e triunfo na decisão, por 2 a 1, em Pequim-2008. Nas três edições seguintes, Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020, vitórias da seleção brasileira de futebol de cegos, respectivamente, por 1 a 0, 2 a 1 e 3 a 0.

Além do Grupo A com a participação do Brasil, os Jogos Paralímpicos de Paris-2024 terá mais uma chave. No Grupo B estão Argentina, atual campeã mundial, Marrocos, campeão africano, a estreante Colômbia, quarta colocada do último Mundial, e o Japão. O torneio de futebol de cegos da Paralimpíada terá as disputas de sétimo e quinto lugares, além das duas semifinais, realizadas no dia 5 de setembro. Já os confrontos pelo título e medalha de bronze serão no dia 7 de setembro.

Grand Prix começa neste domingo

A seleção brasileira de futebol de cegos participa a partir deste domingo (26) do Grand Prix da IBSA, evento que funcionará como teste para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024. A competição será em Schiltigheim, na França, e vai até sábado (1º de junho). O campeonato contará com a participação de sete das oito seleções que estarão na Paralimpíada. Atual campeão, o Brasil está no Grupo B com França, Colômbia e Tailândia.

Continua após a publicidade

A estreia do Brasil acontecerá contra o selecionado tailandês, às 11h (horário de Brasília). Já no Grupo A estão China, Turquia, Japão e Argentina. Para o Grand Prix, o treinador Fávio Vasconcelos optou por preservar os alas Jefinho e Ricardinho e convocou dez jogadores. Estão na lista os goleiros Luan Gonçalves e Matheus Bumussa e os atletas de linha Maicon Mendes, Tiago da Silva, Paulo Pinheiro, Cássio Reis, Rainã Souza, Jardiel Soares, Jonatan da Silva e Raimundo Mendes.

Esta será a terceira participação do Brasil das seis do Grand Prix da IBSA. A seleção brasileira de futebol de cegos foi campeã em 2022, quando fez sua estreia no torneio. Nas demais edições (2021, 2019 e 2018), todas no Japão, a Argentina foi a campeã.

Deixe seu comentário

Só para assinantes