PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Sorteio define grupos do Brasil no handebol dos Jogos Pan-Americanos em Lima

01/03/2019 18h21

Lima, 1 mar (EFE).- Atual campeão dos Jogos Pan-Americanos tanto no handebol masculino como no feminino, o Brasil conheceu nesta sexta-feira os rivais que enfrentará nos grupos do torneio em Lima, no Peru.

Entre os homens, o Brasil terá como adversários Porto Rico, México e Peru no grupo B. O grupo A estará composto por Estados Unidos, Cuba, Argentina e o ganhador da repescagem que será disputada em abril entre Chile, República Dominicana e Colômbia.

Já a seleção brasileira feminina compartilhará o grupo A com Porto Rico, Cuba e o vencedor da repescagem entre Chile, México, Guatemala e Canadá. No grupo B estarão Estados Unidos, República Dominicana, Argentina e Peru.

Os dois primeiros colocados de cada grupo disputarão as semifinais, nas quais o campeão de cada grupo enfrentará o segundo lugar do outro.

Na final não estará em jogo apenas a medalha de ouro pan-americana, mas também uma vaga direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

O handebol foi incluído no programa dos Jogos Pan-Americanos em 1987, e desde então o Brasil domina o esporte, sempre nos pódios masculino e feminino.

O Brasil acumula três ouros (2003, 2007 e 2015) entre os homens, assim como a República Dominicana (1991, 1995 e 1999). Estados Unidos (1987) e Argentina (2011) venceram uma vez cada.

Entre as mulheres, os Estados Unidos ganharam o ouro em 1987 e 1995. Desde então, o Brasil sempre foi campeão, com cinco conquistas. EFE

Esporte